Olá! Estou seguindo os passos dados pela documentação do Supabase e pelo instrutor para criar as tabelas no banco. No entanto, as variáveis de ambiente não são reconhecidas no meu arquivo .env.local. Como eu corrijo este erro?
Olá! Estou seguindo os passos dados pela documentação do Supabase e pelo instrutor para criar as tabelas no banco. No entanto, as variáveis de ambiente não são reconhecidas no meu arquivo .env.local. Como eu corrijo este erro?
Olá Brenon!
Parece que o problema está relacionado ao reconhecimento das variáveis de ambiente que você configurou no arquivo .env.local
. Aqui estão algumas dicas para resolver isso:
Verifique o Nome do Arquivo: Certifique-se de que o arquivo está nomeado corretamente como .env.local
e que está na raiz do seu projeto.
Conteúdo do Arquivo: Verifique se as variáveis de ambiente estão definidas corretamente no arquivo .env.local
. Elas devem estar no formato NOME_DA_VARIAVEL=valor
.
DATABASE_URL=seu_database_url
DIRECT_URL=seu_direct_url
Reinicie o Servidor: Após fazer alterações no arquivo .env.local
, reinicie o servidor ou o processo de desenvolvimento para garantir que as novas variáveis sejam carregadas.
Verifique o Código: No seu arquivo de configuração do Prisma (geralmente prisma/schema.prisma
), certifique-se de que está chamando as variáveis de ambiente corretamente:
datasource db {
provider = "postgresql"
url = env("DATABASE_URL")
directUrl = env("DIRECT_URL")
}
Dependências: Verifique se você tem o pacote dotenv
instalado e configurado, caso esteja usando Node.js para carregar variáveis de ambiente. Adicione require('dotenv').config()
no início do seu arquivo de entrada.
Verifique o Caminho: Se estiver usando algum script ou ferramenta que não reconhece o .env.local
, tente renomear para .env
e veja se isso resolve.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Olá Moderador! Verifiquei que a senha do meu banco possuia caracteres que confundiram o arquivo dotenv, pois ele associava o caracter a um sinal de mensagem. Para resolver isso, criei uma nova senha sem este caractere e, com isso, rodei as migrações. Obrigado pela disposição em ajudar!