2
respostas

Variáveis de Ambiente não Encontradas

Olá! Estou seguindo os passos dados pela documentação do Supabase e pelo instrutor para criar as tabelas no banco. No entanto, as variáveis de ambiente não são reconhecidas no meu arquivo .env.local. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Como eu corrijo este erro?

2 respostas

Olá Brenon!

Parece que o problema está relacionado ao reconhecimento das variáveis de ambiente que você configurou no arquivo .env.local. Aqui estão algumas dicas para resolver isso:

1. Verifique o Nome do Arquivo: Certifique-se de que o arquivo está nomeado corretamente como .env.local e que está na raiz do seu projeto.

2. Conteúdo do Arquivo: Verifique se as variáveis de ambiente estão definidas corretamente no arquivo .env.local. Elas devem estar no formato NOME_DA_VARIAVEL=valor.

DATABASE_URL=seu_database_url
    DIRECT_URL=seu_direct_url

3. Reinicie o Servidor: Após fazer alterações no arquivo .env.local, reinicie o servidor ou o processo de desenvolvimento para garantir que as novas variáveis sejam carregadas.

4. Verifique o Código: No seu arquivo de configuração do Prisma (geralmente prisma/schema.prisma), certifique-se de que está chamando as variáveis de ambiente corretamente:

datasource db {
      provider = "postgresql"
      url      = env("DATABASE_URL")
      directUrl = env("DIRECT_URL")
    }

5. Dependências: Verifique se você tem o pacote dotenv instalado e configurado, caso esteja usando Node.js para carregar variáveis de ambiente. Adicione require('dotenv').config() no início do seu arquivo de entrada.

6. Verifique o Caminho: Se estiver usando algum script ou ferramenta que não reconhece o .env.local, tente renomear para .env e veja se isso resolve.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Olá Moderador! Verifiquei que a senha do meu banco possuia caracteres que confundiram o arquivo dotenv, pois ele associava o caracter a um sinal de mensagem. Para resolver isso, criei uma nova senha sem este caractere e, com isso, rodei as migrações. Obrigado pela disposição em ajudar!