1
resposta

VARIÁVEIS DE AMBIENTE NÃO DEFINIDAS: ORACLE_HOME e TNS_ADMIN

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

O que devo fazer para criar essas duas variáveis?

1 resposta

Oi, Ana Elisa! Como você está?

Desculpe por demorar a te responder.

Para adicionar as variáveis de ambiente, caso seu sistema seja Windows, vá até as Configurações avançadas do sistema (é só procurar assim mesmo no menu iniciar), e clique no botão Variáveis de ambiente.

Você encontrará dois espaços de variáveis. As de usuário e as de sistema. Vamos adicionar as novas variáveis em sistema.

Clique no botão "Novo..." e defina o nome da variável ORACLE_HOME e o seu valor como o diretório em que a instalação Oracle está presente. É possível procurar o diretório pelo botão "Procurar no diretório". Esse valor é variável de acordo com o seu sistema operacional e versão do Oracle, mas é algo parecido com esses exemplos:

  • No Windows: C:\oracle\product\21\XE
  • No Linux: /u01/app/oracle/product/21/xe

Clique em Ok e, em seguida, faça o mesmo procedimento para adicionar a variável TNS_ADMIN. Nesse caso, o valor será o diretório onde se encontra o arquivo de configurações de conexão chamado tnsnames.ora. Esse arquivo costuma estar em uma subpasta chamada "network". No meu caso, o caminho é "C:\app\Larissa\product\21c\dbhomeXE\network\admin\sample\tnsnames.ora". Isso vai depender também da versão instalada e do seu sistema operacional.

Assim que as novas variáveis estiverem definidas, clique em todos os "OKs" necessários e reinicie seu computador para oficializar as alterações. Isso deve resolver o problema.

Caso seu sistema operacional seja Linux, deixo aqui um link com um breve tutorial para adicionar as variáveis:

Espero que dê tudo certo por aí, Ana. Fico à disposição!

Abração.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software