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variáveis da raquete no mesmo lugar das variáveis da bolinha?

pode ter alguma alteração?

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Oi Marcelo, tudo bem?

Inicialmente, gostaria de pedir desculpas pela demora em te responder!

Você pode identificar as variáveis de cada ferramenta do jogo adicionando comentários ao utilizar o comando //.

Além disso você também pode organizar todas as variáveis e funções de um mesmo item em uma sequência lógica para evitar confusões ao configurar os outros parâmetros ao longo do jogo como na imagem abaixo:

//variáveis da bolinha:
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2 ;

//velocidade da bolinha:
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function mostraBolinha(){
   circle (xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;

}

function verificaBordas(){
  if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }

  if (yBolinha + raio> height || yBolinha - raio < 0){ 
  velocidadeYBolinha *= -1;
 }
}

//Variáveis da minha raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let comprimentoRaquete = 10;
let alturaRaquete = 90

function mostraraquete(){
  rect(xRaquete, yRaquete, comprimentoRaquete, alturaRaquete);
}

function draw() {

  background(0);

  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaBordas();
  mostraraquete();

}

Contudo todas as funções criadas devem estar inseridas dentro da function draw(). Essa função própria do p5.js faz com que a mágica aconteça, ela coloca os códigos dentro dela em repetição (loop) e permite que haja jogabilidade.

Espero ter ajudado a solucionar sua dúvida. Lembre-se que caso surjam outras questões estarei à disposição para te ajudar :)

Grande abraço!

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