pode ter alguma alteração?
pode ter alguma alteração?
Oi Marcelo, tudo bem?
Inicialmente, gostaria de pedir desculpas pela demora em te responder!
Você pode identificar as variáveis de cada ferramenta do jogo adicionando comentários ao utilizar o comando //
.
Além disso você também pode organizar todas as variáveis e funções de um mesmo item em uma sequência lógica para evitar confusões ao configurar os outros parâmetros ao longo do jogo como na imagem abaixo:
//variáveis da bolinha:
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2 ;
//velocidade da bolinha:
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function mostraBolinha(){
circle (xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaBordas(){
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio> height || yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
//Variáveis da minha raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let comprimentoRaquete = 10;
let alturaRaquete = 90
function mostraraquete(){
rect(xRaquete, yRaquete, comprimentoRaquete, alturaRaquete);
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaBordas();
mostraraquete();
}
Contudo todas as funções criadas devem estar inseridas dentro da function draw()
. Essa função própria do p5.js faz com que a mágica aconteça, ela coloca os códigos dentro dela em repetição (loop) e permite que haja jogabilidade.
Espero ter ajudado a solucionar sua dúvida. Lembre-se que caso surjam outras questões estarei à disposição para te ajudar :)
Grande abraço!