Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Várias perguntas sobre <meta charset="UTF-8">

Olá tudo bem? Nas aulas iniciais de programação, quando trabalhávamos com o java, a tag era colocada logo no início, onde já se entendia que era o html. Não precisava dizer para a página que era html, pois tudo que estava fora do Java, era html.

Nesse caso, a tag meta está dentro do html, por causa do doctype? Se não tivesse o eu precisaria ainda assim colocar

e o meta? Poderia desprezar essas tags ( o doctype e html?)

Por que tem que colocar dessa maneira? E se começássemos com o

E depois

?

Outra pergunta, eu preciso especificar o

? Se eu não colocar essa tag, o que acontece?

Obrigada! Me perdoem por tantas perguntas, mas eu queria entender como funciona e o porque de cada uma e por que quando a gente programou com o Java o meta charset era em cima e por que da especificação das tags antes do

e .

Obrigada!


<!DOCTYPE html>

<html>
    <meta charset="UTF-8">
    <head>

        <h1>Sobre a barbeaira Alura</h1>
4 respostas

Ligia, bom dia.

Sobre o doctype: serve para dizer ao browser que ´arquivo a ser interpretado é html5. Segundo o link abaixo poderá conferir: https://www.w3schools.com/tags/tag_doctype.asp.

Sobre as metas tags: são informações sobre os dados da página a serem interpretados pelo browser e sempre devem estar dentro do head. Sempre. Segue o link com exemplos: https://www.w3schools.com/tags/tag_meta.asp.

Se eu consegui te ajudar, marque a resposta como solucionada, por favor! Abs.

Murilo tudo bem?

A minha pergunta é por que meta charset não pode ficar no topo, antes do html?

E por que tenho que usar a tag html? O navegador já não entende automaticamente que, se não tem o então já é html?

É a última pergunta é, se eu não diferenciar body de head, meu código não irá funcionar? Ou é mais uma questão de sintaxe?

Obrigada!

solução!
  1. Não pode ficar no topo pois não é correto e a maioria dos navegadores irá desconsiderar a informação.

  2. Talvez algum browser interprete sem a tag html, mas isso não existe. Não pode deixar de informar essa tag. É tipo Deus quis! rs. Brincadeira. É questão de convenção mundial.

  3. Funciona, mas o browser não irá interpretar algumas coisas que você configurou. Tudo no corpo do html tem seu propósito de estar lá. Não acredite em falsos profetas que dizem que pode mudar...

;)

Perfeito. Muito obrigada!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software