Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Várias folhas de estilo ou apenas uma

É uma dúvida mesmo, quais as vantagens e desvantagens em cada caso? O ideal é fazermos várias folhas de estilo? Já pensando que terá algo por trás e facilitar a vida do back end ajudando-o na criação dos componentes? Tem vantagem de renderização? Ou não? Bom mesmo é colocar em uma folha só e pá?

5 respostas

Bom, o ideal é sempre deixar o mais otimizado possível, quanto menos arquivo, melhor, porque é menos coisa pro servidor processar, fica mais rápido. Mas, vamos lá. Se for pra projeto pessoal seu, pode deixar uma quantidade menor de arquivos de estilo, você vai ter noção de onde está cada coisa. Você acaba rodando o sistema na sua própria máquina na maioria das vezes, mas isso pensando apenas em front-end.

Pensando agora em back-end ou até mesmo em script, animações, javascript por exemplo, usa muito Id e a classe dos itens para tratamento, caso você use sempre os mesmos nomes, para facilitar na estilização, pode complicar nessa parte de efeitos visuais usando script e no back-end pode complicar uma coisa ou outra, mas não muito, porque voce sempre vai tratar mais valores, dados mesmo.

Mas em todo caso, opte em deixar o mais renderizado, respeitando isso de, não usar o mesmo Id e classe para coisas que vão possuir funções diferentes no futuro, apenas pela facilidade no css.

A estilização geral do projeto, títulos, barra superior, rodapé, fontes, pode sim existir uma folha de estilo única, agora uma seleção, uma div específica, crie uma nova folha, para melhor organização e até mesmo facilitando encontrar aquele item no futuro, para novas modificações.

Espero ter ajudado! :)

solução!

Victor concordo bastante com o que o Pedro falou, e acrescentaria a questão da complexidade do projeto. O famoso "depende" sabe?

Se for um projeto pequeno ou pessoal, uma folha apenas de estilos já resolve todo o problema e centraliza todo o código em uma página só.

Agora se for algo mais complexo e que envolve várias equipes, geralmente serão bem mais arquivos, afinal, imagina fazer a manutenção de uma folha css com 4000 linhas e N blocos de estilos diferentes para cada coisa O.O

Mas assim, pelo que vi no mercado, em empresas grandes essa questão de uma folha ou mais já vem meio que pré-definida. É muito difícil dependendo da empresa você criar uma folha do zero e começar a codar, seja HTML, CSS ou JS. Geralmente vc já vai pegar os projetos prontos e formatados para fazer manutenção mesmo e melhorias como refatoração sabe? Pelo menos com meu namorado foi bem assim hahaha

Espero que tenha ajudado e um forte abraço!!

Hummm Acho que entendi. Então a resposta é depende hehe. Tinha essa dúvida mesmo, já que quando se lê na internet comparação entre framework, tecnologias e outras coisas, sempre cai na questão de desempenho. Mas é bom saber. Obrigado!

Exatooo Victor hahaha

Eu concordo contigo que na internet , muitos "gurus" e "experts' de tech falam dessa questão das tecnologias para melhorar a performance do código e tudo mais.

Porém ao analisar a quantidade de folhas de estilos, creio que não é o fator principal sabe? Porque pelo menos ao olhar o Front-End (que é o meu foco inclusive de estudos) 80% do tempo de carregamento do site está com o Front e apenas 20% no Back.

Dai a gente entende porque muitas empresas contratam Sêniors e deixam Plenos/Júniors em segundo plano, para conseguir refatorar o máximo do código e deixar o mais enxuto e performado possível, independente do framework que vc usar ou quantas folhas. Curioso não?

E aqui que entra as boas práticas como não usar CSS inline, deixar os arquivos de JS e CSS o mais pequeno possível, etc.

Inclusive achei esse artigo que pode ser interessante para você: https://blog.umbler.com/br/como-aperfeicoar-velocidade-de-seu-site-latencia-e-front-end/

Agora tô aqui na luta pela minha senioridade né menino, espero um dia chegar lá hahahaha

Um forte abraço viu, e agradeceria muito se você marcasse minha resposta como solução para o tópico.

Tenha um ótimo diaaa!!!

Obrigado pelas dicas! O mundo da internet é um caminho bem confuso, as vezes é bom pegar na mão pra entender por onde ir né? Obrigadão!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software