Mesmo pesquisando sobre, eu não consegui entender as diferenças de var, let e const.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Mesmo pesquisando sobre, eu não consegui entender as diferenças de var, let e const.
Olá Richard tudo bem?
Vamos acabar com essa dúvida agora. Vou tentar ser o mais completa e didática possível para conseguir te ajudar!
Antes de te explicar o que cada uma é, acho importante pontuar aqui o que são variáveis de maneira geral.
Variáveis em qualquer linguagem de programação (seja C++, Javascript, etc) são usadas para armazenar um dado ou uma informação, de modo que:
1- Te ajuda a não ficar toda hora repetindo aquela informação no código, correndo risco de errar o valor ainda. 2 - Poupa tempo em ficar procurando aquele exato dado pelo código caso tenha que alterar; 3 - Deixa o mesmo mais legível e fácil de entender sabe?
Vamos a um exemplo: Imagine que você pegou um pedaço de papel para calcular o seu salário bruto no fim do mês e o valor que sobra depois de pagar as contas.
2400 + 2300 - 1200 = 3500
Você provavelmente vai entender perfeitamente o que cada valor é, mas imagine que outra pessoa pegou esse mesmo papel.
Provavelmente ela não vai saber o que é cada coisa e irá pensar: O que seria esses 2400? É salário? Renda extra? Bônus?
Para ficar mais fácil de entender, que tal darmos nomes a esses números?
salário = 2400 renda extra = 2300 despesas = 1200 salario final = salario bruto - despesas salario bruto = salario + renda extra
Vamos a conta de novo:
salario bruto = salario + renda extra salario bruto = 2400 + 2300 salario bruto = 4700
salario final = salario bruto - despesas salario final = 4700 - 1200 salario final = 3500
Que diferença né? Então um primeiro fator importante é esse: Variáveis deixam seu código mais legível e fácil de compreender.
Agora vamos para outra situação: Imagina que você recebeu um aumento de salário e suas despesas aumentaram por conta da pandemia. E agora você não faz mais as contas no papel, e sim com ajuda de alguma linguagem de programação.
Criando nomes para os seus dados (ou seja, variáveis), basta você alterar dois valores no seu código (que seria o salário e as despesas) e o programa "se vira" para achar onde estão os valores e alterar para você.
Se você não cria variáveis, você teria que ficar caçando manualmente onde está cada valor antigo e colocar o atual sabe? Dá muito trabalho!
Vejamos:
let salario = 2900 (novo valor) let renda extra = 2300 let despesas = 1400 (novo valor) let salarioFinal = salario bruto - despesas let salarioBruto = salario + renda extra
Vamos a conta de novo?
salarioBruto = salario + renda extra; console.log(salarioBruto);
salarioFinal = salario bruto - despesas; console.log(salarioFinal);
Neste caso, se você não tivesse criado variáveis, você teria que alterar 3 valores no código, fora ficar procurando eles.
Claro que neste exemplo seriam poucas linhas de código e a mudança seria rápida de fazer na mão, sem depender de variáveis.
Mas imagina em 1000 linhas de código? E se você digitasse algum valor errado fazendo manualmente? Fica inviável sabe.
Por isso: Variáveis poupam tempo em ficar procurando aquele exato dado pelo código caso tenha que alterar
Mas que raios são essas variáveis no Javascript afinal?
No Javascript temos 3 formas de declarar variáveis: com let, const e var.
let e var são usadas para dar nome a valores que podem ser alterados ao longo do tempo. Esses dados podem ser salários, números de funcionários, número de gols, etc.
Hoje em dia, var não está sendo tão utilizado, e o mais comum é o uso do let mesmo.
Agora o const é usado para declarar constantes, ou seja, dar nome a valores que serão constantes e não serão alterados de jeito nenhum.
Para finalizar, as variáveis possuem uma forma certa de serem escritas.
No geral, é comum vermos termos que começam com letra minuscula e a proxima palavra maiscula, como: salarioBruto, temperaturaRio, etc.
Não é interessante deixar tudo minúsculo, muito menos maiúsculo ou usar apenas números ao dar nome a variáveis beleza?
E claro, caso queira aprofundar mais esse assunto e outras coisas de javascript, eu recomendo essa apostila que achei e que foi fundamental para entender conceitos iniciais de JS: http://docente.ifsc.edu.br/joao.augusto/MaterialDidatico/2018-1/Introdu%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20Programa%C3%A7%C3%A3o/JavaScript/Apostila%20de%20JavaScript.pdf
Espero de coração ter te ajudado, e se minha reposta foi útil, agradeceria muito se marcasse minha resposta como solução para este tópico.
Um mega abraço e sucesso Richard!!