1
resposta

Vantagens de utilizar o docker para um dev

Vejo em muitas vagas de dev o pessoal cobrando docker. Alguém pode me falar sobre as vantagens de usar docker para um dev profissionalmente?

1 resposta

Olá Ulisses, tudo bem com você?

Acredito que durante o curso você verá várias vantagens, mas eu acredito que as principais é a facilidade de compartilhamento de uma imagem, isso gera também uma padronização dado que toda a equipe estará com as mesmas ferramentas nas mesmas versões

Também temos a agilidade de gerenciar um container, caso de algum problema ou erro, podemos tranquilamente parar ele e criar um novo no lugar

E principalmente a desenvoltura que o Docker nos traz para gerenciar vários serviços com o Docker Compose, na última seção do curso temos um exemplo bem prático da facilidade que é subir um load-balancer, vários servidores e um banco de dados, algo que sem o docker daria um grande trabalho

Durante os cursos de containers aqui da Alura você vai vendo todas as facilidades que eles trazem não só para o desenvolvimento de uma aplicação real como também o ambiente de desenvolvimento, por exemplo, eu mantenho o mysql, postgres, redis no meu ambiente de teste tudo no Docker ao invés de ocupar espaço na minha máquina e ter toda a configuração, e conflitos por versões diferentes :)

Abraços e Bons Estudos!