Vejo em muitas vagas de dev o pessoal cobrando docker. Alguém pode me falar sobre as vantagens de usar docker para um dev profissionalmente?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Vejo em muitas vagas de dev o pessoal cobrando docker. Alguém pode me falar sobre as vantagens de usar docker para um dev profissionalmente?
Olá Ulisses, tudo bem com você?
Acredito que durante o curso você verá várias vantagens, mas eu acredito que as principais é a facilidade de compartilhamento de uma imagem, isso gera também uma padronização dado que toda a equipe estará com as mesmas ferramentas nas mesmas versões
Também temos a agilidade de gerenciar um container, caso de algum problema ou erro, podemos tranquilamente parar ele e criar um novo no lugar
E principalmente a desenvoltura que o Docker nos traz para gerenciar vários serviços com o Docker Compose, na última seção do curso temos um exemplo bem prático da facilidade que é subir um load-balancer, vários servidores e um banco de dados, algo que sem o docker daria um grande trabalho
Durante os cursos de containers aqui da Alura você vai vendo todas as facilidades que eles trazem não só para o desenvolvimento de uma aplicação real como também o ambiente de desenvolvimento, por exemplo, eu mantenho o mysql, postgres, redis no meu ambiente de teste tudo no Docker ao invés de ocupar espaço na minha máquina e ter toda a configuração, e conflitos por versões diferentes :)
Abraços e Bons Estudos!