Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Vantagens da Classe httpclient

Qual seria as vantagens de utilizar a classe HttpClient? Hoje para fazer os retornos da api estou utilizando a mesma forma do curso anterior. Eu não trabalho com entity prefiro prefiro fazer as consultas no banco via sqlclient. Para fazer as consultas eu chamo uma classe Dao onde coloco os comandos do banco.

Seria mais uma duvida por questões de padrões de desenvolvimento mesmo.

1 resposta
solução!

Oi José, tudo bem?

No exemplo do prof. Daniel Portugal, ele substitui um acesso direto ao banco de dados (via repository pattern) por um acesso a um serviço HTTP especializado que fornece os detalhes do livro. E para isso ele usa um objeto HttpClient.

A vantagem disso é que você pode ter um serviço HTTP especializado e centralizado para o acesso aos livros, e ao mesmo tempo mantém outros componentes do sistema "livres" da responsabilidade de acesso a dados diretamente no banco de dados. Isso diminui o acoplamento entre serviços e banco de dados. Note que você também pode ter componentes escritos em linguagens e plataformas diferentes (um cliente Java ou Android ou ASP.NET Core no Linux podem acessar o mesmo serviço HTTP criado com C#, por exemplo).

A desvantagem é justamente o outro lado da moeda deste tipo de arquitetura: como o acesso é via HttpClient, agora você precisa se preocupar com a "assincronicidade" das chamadas HTTP, tratar exceções, detalhar mensagens de erro, logar e registrar as exceções e eventuais problemas que possam surgir, pois desse jeito você está aumentando a complexidade do seu sistema.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software