1
resposta

Vamos praticar o Crazy 8s !

Definição do desafio : Vou propor um desafio simples, útil e universal, para que possamos praticar o método sem depender de contexto externo :

Como melhorar a experiência de estudantes em aulas online para torná-las mais engajadoras e eficazes ?
Se quiser, depois podemos trocar por outro desafio mais específico da sua área.

Geração de 8 ideias (Crazy 8s)

Aqui estão 8 ideias rápidas, cada uma representando um possível esboço que você faria nos retângulos da folha :

  1. Sala virtual com avatares simples
    Os alunos escolhem avatares e se movem em uma sala digital, criando sensação de presença.
  2. Botão de “estou perdido”
    Um botão discreto que o aluno aperta quando não está entendendo. O professor vê um alerta e ajusta o ritmo.
  3. Mini‑desafios a cada 10 minutos
    Pequenos quizzes ou perguntas rápidas para manter atenção e reforçar aprendizado.
  4. Modo “foco total”
    A interface esconde tudo que distrai (chat, notificações, abas) durante explicações importantes.
  5. Recompensas gamificadas
    Pontos, badges e níveis para participação, colaboração e entrega de atividades.
  6. Grupos aleatórios instantâneos
    Com um clique, a plataforma cria grupos de 3–4 alunos para discussões rápidas.
  7. Linha do tempo da aula
    Um painel visual mostrando o que já foi visto e o que ainda falta, como capítulos de um vídeo.
  8. Assistente de dúvidas com IA
    Um chat integrado que responde dúvidas simples sem interromper o professor.

Avaliação das ideias
Avaliar cada ideia com base em impacto, viabilidade e originalidade, usando uma escala simples :
⭐ baixo | ⭐⭐ médio | ⭐⭐⭐ alto

Seleção das melhores ideias

Com base na avaliação, as 3 mais fortes são:

  1. Botão “estou perdido”
    Simples, direto e resolve um problema real de comunicação.
  2. Mini‑desafios a cada 10 minutos
    Mantém o engajamento e reforça o aprendizado.
  3. Grupos aleatórios instantâneos
    Aumenta interação e colaboração, algo que falta muito no online.
1 resposta

Oi, Marcus! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei muito da forma como você estruturou o desafio e aplicou o Crazy 8s, principalmente na clareza da definição e na diversidade das ideias geradas. As soluções escolhidas mostram um bom foco no usuário e refletem bem o objetivo da aula de ideação colaborativa. Seu processo de avaliação também ficou bem alinhado com impacto e viabilidade, o que fortalece a tomada de decisão.

Siga explorando esse tipo de exercício, pois ele ajuda bastante a treinar pensamento criativo e rápido. Dica: ao aplicar o Crazy 8s, experimente limitar ainda mais o tempo por ideia e depois validar as escolhidas com feedback real de usuários, mesmo que de forma simples. Isso ajuda a refinar ainda mais as soluções.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!