2
respostas

valores repetidos (1FN)

Olá pessoal tudo bem?

Quando falamos da primeira forma normal, entendo que não pode haver assuntos diferentes em uma tabela, nem valores compostos ou multivalorados. Porém em toda referência que busquei e na aula fala-se que não deve haver repetições.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Na tabela acima (pedidos 2.0) já normalizada temos repetições nas COLUNAS vendedor, cod_vendedor... e poderíamos ter repetições em todas as outras colunas, exceto nota_fiscal (chave primaria) e cpf (desconsiderando que o cliente volte a comprar!)...

Sendo assim, quando fala-se de repetições estamos falando de repetições na LINHA como um todo?

Obrigado!!

2 respostas

Olá Victor, como vai?

Primeiramente, gostaria de expressar meu agradecimento pelo seu feedback e também pedir desculpas por qualquer inconveniente que possa ter ocorrido.

Você está correto em relação à questão da repetição afetar a tabela na totalidade. Quando a tabela já está normalizada, não deveria haver repetições na coluna. Na Alura, estamos constantemente em processo de aprimoramento e crescimento, e é a participação ativa da nossa comunidade de estudantes que nos ajuda a permanecer no caminho certo.

Lembre-se de que, caso encontre qualquer dificuldade ao longo da sua jornada, não hesite em recorrer ao nosso fórum. Estamos aqui para auxiliar na resolução de quaisquer problemas que possam surgir.

Estou à sua disposição para qualquer suporte adicional.

Oi Gabriela tudo bem?

Não há necessidade de pedir desculpas!

Acho que não me expressei bem na minha pergunta, mas buscando outras referências vi que sua resposta pode não estar correta. Acredito que poderá haver repetições nas colunas (como o nome do vendendor no exemplo acima), porém não poderá haver duplicidade de registro (tupla).

https://alexevalerio.wordpress.com/2014/06/16/modelagem-de-banco-de-dados-normalizacao-1fn-2fn-e-3fn/

Obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software