3
respostas

Valores da Sazonalidade Aditiva

O instrutor exibe um tabela da Sazonalidade Aditiva e não explica como chegou nesses valores. Qual cálculo (formula) foi feita?

3 respostas

Para chegar nos valores da sazonalidade (aditiva ou multiplicativa), você tem que fazer a decomposição da série (Y_t). Assim, teremos os componentes separados, que podemos representar como:

Y_t = T_t + S_t + e_t

onde, respectivamente, temos tendência (T_t), sazonalidade (S_t) e resíduo (e_t) da série Y_t. Essa decomposição pode ser feita seguindo métodos diferentes, se o instrutor não informou o método de decomposição não tenho como dizer qual é o cálculo específico.

Como exemplo, a função .seasonal_decompose() da livraria do Statsmodels usa a naive decompose. Sem entrar em detalhes, basicamente é aplicado um filtro para suavizar a série, pegam as médias da série suavizada para cada período e a partir delas retornam a sazonalidade.

Espero ter ajudado.

Olá, Lucas-Matheus.

Obrigado pela resposta, mas infelizmente não me ajudou em nada.

Ainda estou preso nessa parte do curso onde o Instrutor não explica em nenhum momento como ele alcançou os valores da Sazonalidade Aditiva. Considerando que para dar continuidade no que está sendo demonstrado é necessário ter os valores da Sazonalidade Aditiva, acho totalmente descabível não demonstrar como fazer isso. Ele simplesmente apareceu na video aula com os valores já inseridos na tabela.

O professor leva muito tempo fazendo coisas, que particularmente eu considerei muito básicas, mas não tem tempo para fazer o passo a passo de como chegou nos valores da Sazonalidade Aditiva? Ai fica complicado.

Oi gente :)

na primeira vez que ele mostra a sazonalidade aditiva, onde janeiro tem a série

JAN - 6,43 (2013) / -6,84(2014) / -5,40(2015

isso é apenas um exemplo pra gente entender que existem dois casos.

Na continuação do vídeo, ele volta para a nossa planilha de trabalho e calcula a sazonalidade aditiva apenas dividindo

sazonalidade / venda = Sazonalidade aditiva

nossa primeira sazonalidade seria então Jan(2013)

0,23 / 13 = 0,02

só arrastar a formula e pronto, essa é a nossa sazonalidade aditiva da planilha de trabalho. :)

P.s.: Ele colocou o nome do gráfico como "Fator de sazonalidade", mas na verdade pode ser entender como "Sazonalidade Aditiva". Após encontrar a sazonalidade aditiva, podemos calcular o fator de sazonalidade.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software