4
respostas

Valor pratico e valor funcional é observado pelo cliente como uma coisa só?

Bom dia está meio confuso para mim perceber a diferença do valor prático e o valor funcional afinal ambos os valores são percebidos pelo cliente? Ou são olhares diferentes do cliente e o dono do negocio?

4 respostas

Wagner, acredito que mais um exemplo vai te ajudar a entender. Vamos pensar no Uber, o que ele te entrega na prática. Para você que é usuário? A possibilidade de ir do ponto A ao ponto B, certo? Para nós o Uber é um aplicativo de locomoção. Mas sabemos que o Uber não lucra com isso ainda, então pq ele mantém esse serviço? Porque por trás eles colhem seus dados, para onde você foi, de onde você saiu. Onde você está naquele momento. Qual o melhor percurso. Qual o melhor motorista. Imagine esses dados sendo usados para saber quais os lugares que você mais frequenta e te oferecer promoções. Ou no caso de carros autônomos os dados sendo usados para treinamento e deixando esses carros mais inteligentes. Esse seria o valor funcional. O aplicativo não te vende isso, mas é uma função que é um negócio também. Às vezes mais lucrativo do que o próprio aplicativo.

Boa noite Ronald Bolsoni fui claro o que o valor funcional ok.. mas e o valor pratico o que seria?

O valor prático é aquilo que as pessoas usam, ou aquilo que as pessoas interpretam ser a funcionalidade do sistema. No caso do Uber vemos ele como um aplicativo de locomoção, lembrando que ele começou como sendo um aplicativo de locomoção compartilhada. Com o tempo ele começou a ser usado como um serviço de locomoção.

Grato Ronald Bolsoni ficou bem claro grato pela atenção.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software