1
resposta

Valor no planning poker - Diferente do aplicado no dia a dia

Pontos de dúvidas:

1- Sempre soube que a pontuação Fibonacci não alterava quando chegava ao 13, continuava a mesma sequência: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55 etc. Está realmente correto o que foi explicado (0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 20, 40, 60 etc)? Fiz algumas pesquisas na internet após assintir a aula e nenhuma mostra essa forma apresentada no vídeo.

2- Não sei se está correto, mas a prática das empresas que já trabalhei com Ágil, sempre consideramos a pontuação mais escolhida. Ex.: 3,3,3,3,5. Escolha pelo 3. Se a pessoa que deu 5 discordar, ela argumenta com os demais e jogamos novamente.

1 resposta

Olá, Leandro! Espero que esteja tudo bem com você. Vamos às suas dúvidas:

1 — Realmente, a sequência de Fibonacci é a mesma que você mencionou: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55 etc. Acredito que tenha havido um equívoco na explicação que você assistiu. Acredito que foi um arredondamento para conseguir ter números inteiros e conseguir ter uma comparação melhor durante a discussão de concesso.

2 — A prática que você mencionou é comum em algumas empresas, mas não é a ideal. O ideal é que a equipe discuta os motivos pelos quais cada um escolheu determinada pontuação e, a partir disso, cheguem a um consenso. Caso haja discordância, é importante que a equipe discuta os motivos e tente chegar a um acordo.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software