Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Valor funcional

Não sei se entendi bem a diferença entre valor prático e valor funcional. Poderiam dar um exemplo de um valor funcional diferente da venda de dados do cliente. Não consegui aplicar esse conceito a empresa que selecionei pra analisar no curso.

1 resposta
solução!

Olá, Leonardo, tudo bem?

O valor funcional se define como:

Valor avaliado pelo usuário com respeito a uma função exercida pelo produto e podendo se expressar em termos monetários ou em termos ponderados relativamente a outras funções que o produto exerce.

Vamos tentar ilustrar com um exemplo diferente da venda de dados, então? Se entendi bem, aqui você está me perguntando se a venda de dados pode ter algum valor funcional além do valor prático que naturalmente a pessoa cliente vai adquirir ao comprar o serviço.

No caso da venda de dados, vejo como possibilidade de valor funcional a oferta de um momento de consultoria gratuita para o melhor aproveitamento dos dados que estão sendo vendidos. Fazendo assim, a pessoa cliente teria o valor prático de comprar os dados para o seu fim pessoal e o valor funcional seria uma orientação acerca do melhor aproveitamento do serviço ofertado.

Obviamente é necessário saber mais detalhes das regras de negócio, mas esse exemplo serve para ilustrar a diferença entre valor prático e funcional.

Obrigada pela participação, quaisquer dúvidas, estou à disposição.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software