Não sei se entendi bem a diferença entre valor prático e valor funcional. Poderiam dar um exemplo de um valor funcional diferente da venda de dados do cliente. Não consegui aplicar esse conceito a empresa que selecionei pra analisar no curso.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Não sei se entendi bem a diferença entre valor prático e valor funcional. Poderiam dar um exemplo de um valor funcional diferente da venda de dados do cliente. Não consegui aplicar esse conceito a empresa que selecionei pra analisar no curso.
Olá, Leonardo, tudo bem?
O valor funcional se define como:
Valor avaliado pelo usuário com respeito a uma função exercida pelo produto e podendo se expressar em termos monetários ou em termos ponderados relativamente a outras funções que o produto exerce.
Vamos tentar ilustrar com um exemplo diferente da venda de dados, então? Se entendi bem, aqui você está me perguntando se a venda de dados pode ter algum valor funcional além do valor prático que naturalmente a pessoa cliente vai adquirir ao comprar o serviço.
No caso da venda de dados, vejo como possibilidade de valor funcional a oferta de um momento de consultoria gratuita para o melhor aproveitamento dos dados que estão sendo vendidos. Fazendo assim, a pessoa cliente teria o valor prático de comprar os dados para o seu fim pessoal e o valor funcional seria uma orientação acerca do melhor aproveitamento do serviço ofertado.
Obviamente é necessário saber mais detalhes das regras de negócio, mas esse exemplo serve para ilustrar a diferença entre valor prático e funcional.
Obrigada pela participação, quaisquer dúvidas, estou à disposição.
Bons estudos!