5
respostas

Valor default

Gostaria de saber se tem como eu colocar para uma chave primaria do tipo int começar sempre com um valor, por exemplo no meu caso quero que sempre comece com o número 1 e depois vá auto incrementando, mas sempre comece com o numero 1 tem como fazer isso no mysql?

5 respostas

Oi Oliverrah, tudo bem? No MySQL, esse é o padrão da engine InnoDB, e pra criar uma tabela com essa engine, você só precisa adicionar a instrução ENGINE=InnoDB; no final da instrução que cria a tabela.

Sim, isso é possivel basta você definir o campo que é chave primaria como auto_increment, que ele assumirá que é autoincremento.

Segue um exemplo:

create table teste (
id int primary key auto_increment
);

Bem verdade o que o Ueder disse, eu achei que o problema era outro. Confirma pra gente Oliverrah?

Na verdade, é pra saber se tem como sempre vir o 1 e depois ir acrescentando outros números. Por exemplo:

11 12 13 14 15 16 17 18 19 110.

Entendeu?

Bom, se você adicionar os números manualmente, acho que você consegue deixar como auto increment e informar um número diferente quando quiser. O problema disso é que você não vai ter muita certeza de qual id você pode usar sem ter medo de dar conflito.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software