Olá pessoal, meu código não funcionou, criei o arquivo na pasta correta, fiz a anotação conforme recomendado, mas acabou que imprime a string {nome.obrigatorio} e não o que tá no arquivo

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá pessoal, meu código não funcionou, criei o arquivo na pasta correta, fiz a anotação conforme recomendado, mas acabou que imprime a string {nome.obrigatorio} e não o que tá no arquivo

Oi Danilo!
Eu testei aqui com o projeto final do curso e funcionou certinho a leitura da mensagem do arquivo properties.
Vi que o seu código e arquivo properties estão corretos, então acho que talvez o projeto não tenha sido reiniciado e não pegou as mudanças.
Verifica também sua classe de tratamento de erros se está assim:
@ExceptionHandler(MethodArgumentNotValidException.class)
public ResponseEntity tratarErro400(MethodArgumentNotValidException ex) {
var erros = ex.getFieldErrors();
return ResponseEntity.badRequest().body(erros.stream().map(DadosErroValidacao::new).toList());
}
private record DadosErroValidacao(String campo, String mensagem) {
public DadosErroValidacao(FieldError erro) {
this(erro.getField(), erro.getDefaultMessage());
}
}
Rodrigo, eu descobri olhando para a imagem depois de seu post. Tem um espaço antes do V de validation