Uma dúvida que pode parecer besta, mas na função validate_cpf eu tinha colocado o nome da função como valida_cpf e assim não funcionou, só que quando mudei para validade_cpf funcionou a validação, é alguma padronização do Django?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Uma dúvida que pode parecer besta, mas na função validate_cpf eu tinha colocado o nome da função como valida_cpf e assim não funcionou, só que quando mudei para validade_cpf funcionou a validação, é alguma padronização do Django?
Olá Felipe,
A função validate_cpf é uma função definida em um Serializer personalizado no Django. Quando você define uma função com esse nome, ela é automaticamente reconhecida pelo Django como uma função de validação para o campo "cpf" no Serializer.
O nome da função de validação é importante e deve seguir uma convenção de nomenclatura específica. O nome da função deve começar com a palavra "validate_" seguida pelo nome do campo a ser validado em minúsculas. Esse padrão de nomenclatura é importante porque o Django utiliza a função de validação correspondente ao campo quando o Serializer é validado.
Por exemplo, se você tiver um campo "email" em seu Serializer, a função de validação correspondente deve ser nomeada como "validate_email". Se você renomear a função de validação para algo diferente, como "valida_email", o Django não reconhecerá a função de validação e ela não será executada durante a validação do Serializer.
Em resumo, é importante seguir a convenção de nomenclatura de função de validação padrão do Django para garantir que suas funções de validação sejam reconhecidas e executadas corretamente durante a validação do Serializer.
E se você quiser saber mais sobre mim, estou sempre disponível no meu LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/eduardo-a-querido-dias-logistica/