1
resposta

Validate

Uma dúvida que pode parecer besta, mas na função validate_cpf eu tinha colocado o nome da função como valida_cpf e assim não funcionou, só que quando mudei para validade_cpf funcionou a validação, é alguma padronização do Django?

1 resposta

Olá Felipe,

A função validate_cpf é uma função definida em um Serializer personalizado no Django. Quando você define uma função com esse nome, ela é automaticamente reconhecida pelo Django como uma função de validação para o campo "cpf" no Serializer.

O nome da função de validação é importante e deve seguir uma convenção de nomenclatura específica. O nome da função deve começar com a palavra "validate_" seguida pelo nome do campo a ser validado em minúsculas. Esse padrão de nomenclatura é importante porque o Django utiliza a função de validação correspondente ao campo quando o Serializer é validado.

Por exemplo, se você tiver um campo "email" em seu Serializer, a função de validação correspondente deve ser nomeada como "validate_email". Se você renomear a função de validação para algo diferente, como "valida_email", o Django não reconhecerá a função de validação e ela não será executada durante a validação do Serializer.

Em resumo, é importante seguir a convenção de nomenclatura de função de validação padrão do Django para garantir que suas funções de validação sejam reconhecidas e executadas corretamente durante a validação do Serializer.

E se você quiser saber mais sobre mim, estou sempre disponível no meu LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/eduardo-a-querido-dias-logistica/