Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Solucionado (ver solução)

Validar DAO funções VOID?

Em outro curso foi explicado que não é recomendado adicionar valores boleanos em funções por que o programador deveria ter um conhecimento sobre o que significa cada retorno.

Nesse caso como podemos validar funções VOID no DAO como: Inserir, Update ou Delete?

O procedimento correto seria no teste seria Executar o comando de Inserir, Update ou Delete e realizar um select para verificar os asserts?

3 respostas

Oi Felipe,

Considerando o ambiente integração, sim, você teria que fazer a busca e validar o que é esperado pela busca, por exemplo, você quer verificar se o leilão com um lance de 200 foi salvo, primeiro você teria um banco de dados limpo e salvaria esse leilão, então faria a busca do mesmo e verificaria se o retorno é o mesmo leilão que foi salvo.

No caso da atualização e remoção, a mesma coisa, você prepara o ambiente antes, executa a ação, faz a busca e veja se retorna o que é esperado.

[]s

Nesse caso que verifico se o leilão foi salvo em um banco zerado.

Eu preciso fazer o Assert antes para comprovar que não possui nenhuma informação e depois realizar o insert, update ou delete e um novo Asssert?

solução

Sim, em um banco zerado, nesse caso o que precisa é de um ambiente de teste que tenha um banco que você pode fazer o que quiser, então, antes ou depois de rodar o teste, você vai executar as rotinas de limpeza. A sugestão para isso é usar o setup ou teardown.