7
respostas

Validar cpf cnpf

Ha um erro no código que não esta validando o cpf, ao preencher o cpf, e pressionar TAB a formação fica em formato de CNPF, é exibida mensagem CNPJ invalido.

Porem estou informando um cpf e não um cnpj.

Baixei todo o projeto do GitHub e também tem o mesmo erro.

Isso ocorre no final do modulo 3 Validando CPF e CNPJ No começo do modulo 4, tem como baixar todo o projeto.

Onde precisa ser efetuado a alteração no código?

7 respostas

Cara, sempre ajuda mandar a parte do código para pessoas que não fizeram a formação, mas entendem da linguagem, possam ver. Pode compartilhar o código para ver se posso te ajudar?

Não coloquei o código, porque não sei onde esta o erro.

O que acontece que é na pagina onde digitamos os dados de NOME, CPF/CNPJ, TELEFONE.....ETC.... nesse campo CPF/CNPJ se digitar o cpf e dar um TAB a formatação/mascara não fica no formato cpf, altera para o formato cnpj, e com isso exibe o alerta de que é CNPJ Invalido.

Fiz um video para ficar melhor a compreensão. https://youtu.be/vBd8zfvSakU

Perceba que é o mesmo cpf, a unica diferente é que uma vez eu pressionei TAB que mudou o formato.

A outra vez eu cliquei com o mouse no proximo campo.

Acretido que o problema esteja com a acão do botão TAB.

Alguem sabe informar como resolver o problema do TAB?

Não ha como resolver o problema do TAB?

É sério que não tem solucão para resover o problema do TAB?

Gustavo, bom dia !

Me parece um problema na máscara frontend, como não fiz a formação, não tenho certeza. Contudo postar o código como falou o Eduardo, é uma boa. Pelo que vi o problema está entre a submissão do formulário e a validação, uma vez que é após a submissão que o validador lança uma alert (mensagem javascript) para o navegador.

Desta forma pode postar o front e o backend desta pagina, porem me parece que o backend está correto uma vez que ele não espera ("/") em um cnpj.

Em casos como este onde você não saiba exatamente onde está o erro, poste um print do erro juntamente com o código no gist. Ou o projeto completo no github. :P

Concordo que é com a mascara, eu até fiz alguma alterações, mas perde as validações.

Esse é o link do git https://github.com/gustavobrod/php/tree/master/11-ValidacaoDeDados São os mesmos arquivos da aula.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software