Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Validando uma decisão

A prototipagem antes de tudo serve para que uma idéia seja viabilizada, sendo ela no online ou no offline, uma maneira economicamente mais viável e de fácil mutação para que haja um maior entendimento e uma solução de forma assertiva a um problema antes de realmente executá-la.

Essa prototipação vem em etapas, desde o levantamento de protótipos, passando por criação, vendo se é algo que realmente pode ser feito e chegando nas pesquisas com os usuários para saberem como se sentem, pois afinal eles são o alvo dessas idéias. A ideia de 'parabenizar' os participantes de uma pesquisa não é nova, mas com certeza influencia de forma positiva na pesquisa e também a se lembrarem da marca e talvez compartilharem de forma orgânica com conhecidos.

Minha pergunta seria sobre por onde começar a pesquisa com o usuário, vimos que na Gatito como algo físico os potenciais usuários passavam na porta, tornando esses possíveis usuários em futuros clientes, porém voltando um pouco para o online, por onde começar uma pesquisa num lugar onde todos são potenciais usuários? Sei que não existe produto que atende a todos, mas mesmo assim 'achar' o nicho para que um produto foi feito, as vezes pode ser complicado, alguma dica de como ter essa prospecção de usuários?

2 respostas
solução!

Oi, Cleverson, tudo bem?

No ambiente online achar esses usuários é realmente uma tarefa mais complicada, mas pra facilitar isso devemos montar uma lista de requisitos que nosso usuário deve conter, pode ser idade, frequência de uso de algum produto, algum problema em específico... o importante é definir qual público vai ser pesquisado.

Depois dessa definição de público é a hora de achar os possíveis usuários para entrevistas e pesquisas. Isso pode ser feito por meio empresas que prospectam os usuários que você precisa, ou mesmo uma busca por redes sociais, anúncios na internet ou contato com pessoas conhecidas.

Achar o usuário ideal para seu produto pode ser bem complicado, mas normalmente, quando o designer trabalha em uma empresa, encontrar e chamar essas pessoas se torna mais fácil por causa do banco de dados de clientes

Obrigado pela resposta, ficou claro pra mim!

Queria dar um Feedback pro Alura Team quanto ao Fórum, ao receber uma mensagem aparentemente não há notificação sobre a resposta, tive de procurar manualmente se tinha respondido, por isso a demora de 3 dias para ver a resposta haha. Não sei se não é tão fácil achar a notificação de resposta de postagem, ou se simplesmente não existe, de todo modo fica o feedback.