1
resposta

ValidadorPacienteAtivo e PacienteRepository

Oi! Se eu não me engano, os códigos da interface PacienteRepository não foi disponibilizado. Apenas os códigos do MedicoRepository foi disponibilizado durante a aula. Assim, minha classe ValidadorPacienteAtivo ficou com o seguinte erro:

package med.voll.api.domain.consulta.validacoes;

import med.voll.api.domain.ValidacaoException; import med.voll.api.domain.consulta.DadosAgendamentoConsulta; import med.voll.api.domain.paciente.PacienteRepository;

public class ValidadorPacienteAtivo {

private PacienteRepository repository;

public void validar(DadosAgendamentoConsulta dados) {
    var pacienteEstaAtivo = repository.findAtivoById(dados.idPaciente());
    if(!pacienteEstaAtivo) {
        throw new ValidacaoException("Consulta não pode ser agendada com paciente excluído");
    }
}

}

package med.voll.api.domain.paciente;

import org.springframework.data.domain.Page; import org.springframework.data.domain.Pageable; import org.springframework.data.jpa.repository.JpaRepository;

public interface PacienteRepository extends JpaRepository<Paciente, Long> { Page findAllByAtivoTrue(Pageable paginacao); }

Alguém poderia me ajudar?

1 resposta

Oi Gean!

No curso foi mostrado como implementar as funcionalidades do CRUD de médicos e a parte de pacientes ficou como desafio mesmo.

No primeiro curso da formação foi feito o desafio para criar o repository de pacientes: https://cursos.alura.com.br/course/spring-boot-3-desenvolva-api-rest-java/task/116062