Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

Validação para nomes acentuados

Para caracteres acentuados, temos algum comando que faz isso automaticamente? Ou é necessário inserir as vogais com o acento no pattern?

10 respostas

Olá Flávio!

Com o atributo pattern conseguimos definir qual valor é aceitável ou não pelo campo do formulário. Um exemplo prático é o campo de e-mail que não aceita caracteres acentuados na sua composição. Para esta situação você pode utilizar o seguinte código:

<input type="email" required="required" class="input-text" name="email" pattern="[a-z0-9._%+-]+@[a-z0-9.-]+\.[a-z]{2,4}$" />

Ele evita que o usuário digite caracteres não válido em um endereço de e-mail.

Para maiores detalhes sobre este atributo recomendo o link a seguir: https://tableless.com.br/validacao-de-formularios-com-html5/

Espero ter ajudado.

Ei, Júnior!

Muito lego o link. Tem várias coisas úteis. Mas, estava falando no caso de utilizar palavras acentuadas.

O que utilizamos nessa aula foi: pattern="[A-Za-z ']{4,}"

Dessa forma, se eu coloco o meu nome, por exemplo, o formulário não irá validar.

Flávio, quando você diz que o formulário não irá validar quando você escrever seu nome, você quer dizer que o formulário não irá corrigir a grafia com o acento na letra "a". É isso?

Na verdade ele não irá aceitar o "á".

Oi Flávio tente essa expressão regular, para permitir a acentuação :

[a-zA-Z\u00C0-\u00FF ]+@[a-z0-9.-]+\.[a-z]{2,4}$"

Oi Flávio Rios, caso persista alguma dúvida a respeito desse exercício ou curso pode perguntar aqui mesmo ou se você não tiver mais nenhuma dúvida a respeito você pode marcar uma resposta como solução, finalizando assim esse tópico.Espero ter ajudado. Bons estudos.

Ei, Maison! Testei a expressão que vc compartilhou e quando clico no botão enviar é como se não tivesse cumprindo a regra do input. Que é inserir ao menos 4 caracteres.

Ok mas funcionou a questão dos acentos? Testa assim para a questão dos 4 caracteres.Fico no aguardo. [a-zA-Z\u00C0-\u00FF ]+@[a-z0-9.-]+.[a-z]{4}

solução!

Não. Continuou com o mesmo erro.

Não está aceitando o acento, falando que não estava preenchendo a regra do número de caracteres e se eu coloco nome e sobrenome, automaticamente também me retorna o não de acordo com a regra.

Mas, encontrei outra expressão que resolveu. "[A-Za-zÀ-ú ']{4,}"

Ok Então Flávio se você não tiver mais nenhuma dúvida a respeito você pode marcar uma resposta como solução, finalizando assim esse tópico, caso persista alguma dúvida a respeito desse exercício pode perguntar aqui mesmo. Espero ter ajudado. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software