1
resposta

Validação não barra a tecla ENTER

A minha dúvida é quando está no campo senha do login e perde o foco, a validação funciona perfeito, mas quanto esta neste mesmo campo e aperta o ENTER, mesmo que o campo esteja inválido, a validação não funciona, ele passa pro outro formulário sem fazer a validação, como eu posso previnir esse processo?

1 resposta

Fala Trijay, tudo bem? Espero que sim!

Nos desculpe pela demora para uma resposta, mas agora estamos aqui.

O que acontece é que por padrão quando pressionamos enter em um formulario é chamado o submit, o que podemos fazer para previnir que o submit não seja chamado caso não for preenchido os campos, é adicionar o required em todos os campos obrigatorios, assim, só sera possivel executar o submit quando os campos forem preenchidos:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Uma outra solução seria deixar no onSubmit do formulário somente a prevenção padrão e para executar o envio do formulario, no click do botão "proximo":

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Dessa forma iremos para a proxima etapa, somente quando pressionarmos o botão proximo.

Recomendo fazer a primeira opção.

Espero ter ajudado, abraços e bons estudos :D

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software