Boa noite, Joao! Tranquilo?
Gostei demais da sua solução, continue assim!
Mandou muito bem explorando o while para controle de tentativas com Java, aplicou de maneira eficiente o break para encerrar o loop quando a senha está correta e entendeu como usar o Scanner para entrada de dados.
E um detalhe curioso para aprimorar seria mostrar ao usuário quantas tentativas ainda restam. Exemplo:
tentativa++;
int restantes = 5 - tentativa;
System.out.println("Senha incorreta. Tentativas restantes: " + restantes);
Isso faz com que o usuário tenha mais clareza sobre o limite de tentativas.
Para aprimorar suas soluções, algumas boas práticas são:
- Encapsulamento: criar um método separado para validar a senha.
- Validação de entrada: tratar casos em que o usuário digite algo que não seja número.
- Feedback claro: diferenciar mensagens de erro e sucesso para melhorar a experiência.
Continue postando as suas soluções! Além de ganhar pontos de XP na plataforma, você pode ajudar outros estudantes no fórum.
Alguns materiais podem estar em inglês, mas é possível compreendê-los usando o recurso de tradução de páginas do próprio navegador.
Ah, uma pergunta: o que você gostaria de praticar mais agora, implementar bloqueio temporário após várias tentativas erradas ou criar métodos auxiliares para organizar melhor o código?
Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.
Abraço e bons estudos!
Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!