2
respostas

Validação de métrica

Olá Pessoal e Instrutor, gostaria de dividir algumas questões:

  1. Como construir a métrica para validação de uma hipótese? Em quais bases poderia sustentar esta decisão pensando em um negócio voltado a Formação de Educadores, por exemplo?

  2. De acordo com o Instrutor, inicialmente a Easy Taxi estabeleceu entrevistas exploratórias com taxistas e não com pessoas que utilizam este tipo de transporte. Tal medida otimizou tempo e favoreceu a etapa de validação. Como posso construir hipóteses assertivas sobre "quem" será meu principal público-alvo?

Fico aberta à contribuições e desde já agradeço. Abraço!

2 respostas

Perguntas difíceis :-)

Primeiro, as pessoas erram. Com certeza essas não foram as primeiras métricas que eles adotaram de cara. Em algum momento eles testaram algumas e chegaram naquelas que se tornaram as "ideais" para o negócio.

A métrica tem que fazer sentido para o negócio, exemplo, não adianta você dizer que seu produto é um sucesso pq tem 100.000 usuários sendo que apenas 1.000 utilizam esse sistema. Assim, número de usuários não é uma boa métrica (métrica de vaidade?) e número de usuários ativos sim é uma boa métrica. No caso de educadores eu usaria estudantes atendidos, melhorias nas notas, acessos por cursos, etc.

Oi Ronald, ainda tenho refletido sobre a questão. Acho que realmente faz sentido testar e testar, rs. A margem de usuários ativos é realmente uma possibilidade interessante. Muito obrigada pela contribuição.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software