Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Validacao de formulario no Java e Javascript

Muitas vezes temos regras de validacoes redundantes no Java e no Javascript. Por exemplo, o campo "Nome" nao pode ser vazio fazendo validacao no Javascript e no lado do servidor (Java). O problema eh que essas regras ficam redundantes no Java e Javascript tendo que atualizar nos dois lados caso tenha alteracao. Devo conviver com isso ou tem alguma solucao?

2 respostas
solução!

Oi Victor,

Isso é um problema comum. De cara eu diria que temos que conviver com isso :). Mas é uma questão de escolha. Se você quer dar uma resposta rápida para seu usuário e ao mesmo tempo, manter o sistema seguro contra quem "burla" o javascript, precisa usar os dois.

Se seu sistema pode realizar validação apenas no servidor, ou seja, o usuário pode esperar a requisição ser feita para saber que teve algum problema, você pode escolher a validação apenas no servidor, porém nunca, apenas no cliente.

Faz sentido?

Em geral, sempre usamos nos dois, porém tem validações mais complexas que preferimos realizar apenas no servidor. (Complexas, exemplo, regras de negócio e não apenas campos preenchidos)

Abraço

Valeu Paulo!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software