5
respostas

Validação de dados/Limite de caracteres

Quando as células, que estão definido um limite de caracteres, está sendo alimentadas, como visualizar quantidade de caracteres que está sendo digitado?

5 respostas

Não sei se entendi bem, mas para contar os caracteres já usei esta formula: "=NÚM.CARACT(célula)"

Gilberto, não fui claro.

É o seguinte, quando está sendo preenchida uma célula que tem um limite de caracteres, como o usuário sabe, naquele momento da digitação, quantos caracteres falta para atingir o limite ou quantos já digitou?

Complementando . . .

Tem como formatar/configurar alguma célula que faça essa contagem de caracteres?

Acredito que para mostrar esta informação em tempo real você conseguiria fazer isto via macro . Tendo em vista que antes ou depois da entrada de dados é fácil realizar o cálculo dos caracteres.

Dei uma pesquisada, e me parece que não é possível realizar esta operação em uma célula. Pelo que entendi mesmo com macros, uma célula no modo de edição não dispara eventos.

Se você realmente precisa dessa funcionalidade, uma alternativa seria utilizar um controle de formulário do Excel, neste caso uma caixa de texto e utilizar uma macro programada em VBA. Esta é uma alternativa um pouco mais avançada.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software