1
resposta

Validação de Dados Excel x Ctrl+V

Olá pessoal. Tenho uma dúvida sobre Validação de Dados.

Tenho uma planilha compartilhada com colegas do trabalho e fiz um esquema de validação de dados para preenchimento dos usuários de forma a gerar relatórios e acompanhamento diários de despesa funcionando através de macros e alguns ajustes no script.

Entretanto, vez ou outra nos campos de validação de dados alguns usuários inserem informações oriundas de ambientes externos do excel através de copiar e colar.. ctrl c e ctrl v.. o problema é que quando o usuário faz isso acaba trazendo consigo a formatação da origem e isso bagunça a formatação da nossa planilha de preenchimento.

Existe alguma maneira de travar o ctrl v nos campos de validação de dados?

Exemplo:

Antes:

Planilha de Lançamento de Despesas

Depois:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Toda hora tenho que ficar corrigindo a formatação por causa disso. :(

Grande abraço!

1 resposta

Olá Luiz, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Existe, sim, maneira de travar o CONTROL + V, porém, isso é feito através de código VBA Excel, por meio de módulos. Abaixo, um pequeno exemplo de como poderia ser este código:

Private Sub Workbook_Open()
    Application.OnKey "^v", "CheckPaste"
End Sub

Sub CheckPaste()
    MsgBox "Control + V não permitido nesta planilha - Aperte Control + Alt + V para colar"
End Sub

Todavia, para obter conhecimento em VBA e suas possibilidades, recomendo que faça a Formação VBA Excel. Além disso, reforço que como é um assunto externo ao curso, outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema.

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software