Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Vale a pena usar Bootstrap?

Galera, vale a pena utilizar Bootstrap? como nesse curso o professor utilizou, percebi a quantidade de classes que ficam no projeto sem utilizar.

Por que não criar as próprias classes ao invés de utilizar um framework que deixará o código muito poluído?

4 respostas

Oi Lucas, tudo bem?

Vamos lá, vou dar meus 5 cents aqui:

1 - Depende! Projeto pequeno nao faz sentido. Projeto com identidade visual talvez nao faça também.

2 - Dá pra limpar as classes usando algo como o UNCSS ou usando o Sass para pegar apenas o que precisa.

3 - Usando o Sass tambem, é possível deixar o HTML com uma classe por elemento (eliminando aquelas <div class="col-md-5 col-lg-6 pull-right text-uppercase">.

Eu falo como resolver essas particularidades no último capítulo do meu livro de Bootstrap 4.

E falei sobre o BST nessa Alura Live aqui:

E nos cursos de Performance Web aqui na Alura você pode pegar várias dicas bacanas para ajudar na performance do seu site.

Espero ter ajudado e bons estudos,

Abcs!

Entendi, obrigado pelos argumentos Natan, porém não consigo ver 100% de vantagem em utilizar o bootstrap para projetos grandes, aonde cada elemento terá uma classe específica, etc. para projetos pequenos de agências, wordpress simples, eu até posso concordar pra agilizar. Mas para grandes projetos, feitos sob medida, não vejo tão eficaz quanto utilizar nossas próprias classes. Mas é questão de gosto ne? De qualquer forma valeuuu, abraços

solução!

Oi Lucas,

A vantagem principal exatamente essa: agilizar.

Um time que não tem um front-end e um designer, um projeto interno ou que não tem uma identidade visual, o Bootstrap (e qualquer biblioteca de componentes estilo ele) é uma boa pedida.

Perfeito! Se você tem um tempo e conhecimento para fazer seu próprio stylesheet, pode ser melhor fazer na mão!

Agora novamente pensando em startups, projetos que precisam sair no outro dia, times que não possuem um UI designer, times que não possuem front-enders, o Bootstrap pode ajudar bastante!

Abcs!

edit:

Um outro exemplo: no site da Caelum não usamos o Bootstrap ou mesmo pré-processadores justamente por termos front-enders e designers aqui. (dá uma olhada depois nesse post)

Perfeito, percebi que na alura também não utilizam bootstrap. Entendo e concordo com o seu raciocínio, como eu disse, projetos em agências, principalmente agências que não são focadas em desenvolvimento, realmente um framework pode ajudar e facilitar determinados processos. Porém acredito que tudo o que puder ser feito nativo será uma opção melhor. Tem uma frase que diz: "Frameworks morrem, linguagens não." rs. Abraços, irei assistir o vídeo que recomendou.