Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Vale a pena aprender VB.NET hoje em dia?

Olá, esses dias estava dando uma olhada em novos cursos para adquirir mais conhecimento e me deparei com os cursos de VB.NET e fiquei curioso sobre os propósitos, vantagens e afins. Ao pesquisar na internet vi que usava o Windows Forms para aplicações web e desktop e me interessei, pois queria alguma forma de construir aplicações mais poderosas sem as limitações de linguagens Front-End no mérito de ferramentas Back-End. Pesquisando mais afundo vi vários artigos e opiniões dizendo diferentes coisas como "VB vai morrer" ou "VB é ultrapassado" e também opiniões positivas como "VB tem muitas vantagens" e coisas assim de datas relativamente recentes. Vendo tantas coisas tão diferentes acabei ficando mais confuso. Minhas perguntas são:

(1)

O VB realmente está em decadência e irá "morrer"? Programo apenas como hobby mas pretendo me profissionalizar, sendo assim, para os dois nichos, VB tem futuro? Vale a pena aprender?

(2)

Como meu objetivo é usar o Windows Forms, vi que também existem cursos aqui na alura com o mesmo feito em C#, vale a pena aprender uma tecnologia diferente como o VB.NET ou fazer com o C# mesmo?

(3)

Se vale a pena usar o VB, quais são suas vantagens e desvantagens, quais são as características que o diferenciam de outras linguagens e do resto da plataforma .NET?

Bom, acho que são essas as dúvidas, são meio longas, se alguém puder responder eu agradeço imensamente.

2 respostas
solução!

Cauê, tudo bem?

Tenho 18 anos de carreira e vou dar minha opinião.

(1) Comecei em VB6 muito usado ainda hoje e migrado para VB.NET por alguns medrosos donos de empresa ou mal gestores. Se eu te falar que não existe emprego para VB.Net é mentira, mas a quantidade de emprego para C#.Net é esmagadora. Não vale a pena aprender pois foi descontinuado e não sofre tantas atualizações como o c# está sofrendo até hoje. C# é mais produtivo, tem mais vagas e mais conteúdo na web.

(2) Faz com o C#, mas particularmente acho que a web manda no mercado hoje em dia e se conseguir aprender ASP.NET Core WEBAPI você terá muito sucesso. Deixa o Windows Forms pra horas vagas. O conteúdo web tem muito a se estudar...

(3)VB.NET e C# foram feitos pela Microsoft para gerar o mesmo assembly, portanto, o resultado feito em um tem o mesmo tamanho e performance que o outro. Isso é uma característica do Framework. Agora se vc for aquele entusiasta de VB.Net que não larga aquelas funções que eles dizem existir apenas no VB, vc pode instanciar uma biblioteca que traz ao C# muitas delas. Bobagem! Prefira o C#.

Espero ter ajudado.

Se consegui te responder a contento suas perguntas e puder me ajudar marcando a resposta como solucionada, eu que vou agradecer! Obrigado! Abs

Olá Murilo, obrigado! Pesquisando, realmente vi que tudo o que você fala é verdade. Para C# existe muito mais mercado de trabalho, muito mais conteúdo e muito mais libs sobre a linguagem. O VB.NET foi claramente "deixado de lado" pela Microsoft pois, embora ainda sofra atualizações, em C# as atualizações são muito mais frequentes. O mesmo que justifica alguém a aprender VB hoje em dia que é o fato de todos compilarem para o mesmo assembly e a performance é a mesma independentemente da linguagem .NET também é o que faz alguém desistir, pois o C# tem a mesma performance do framework .NET e uma comunidade muito maior, muito mais atualizações e muito mais apoio ao desenvolvedor que quer começar na tecnologia. Se pesquisado no Youtube ou no Google, não é possível encontrar praticamente nada atual de VB. Apenas como exemplo, se filtrarmos repositórios no GitHub por linguagem, o C# tem 756.565 repositórios

Contra apenas 27.296 do VB

Enfim, concordo com você, o C# tem muito mais futuro e vale muito mais apena aprender mais de C# do que tentar aprender VB, obrigado, me esclareceu muitas coisas! Abs