1
resposta

Vale a pena aprender Java Web ou só API REST?

Estou fazendo a formação de Spring Boot 3. Apos terminar ela vou para Java Web? Atualmente vale a pena aprender Java Web ou ir direto para Microserviços/Kafka?

1 resposta

Fala Vinicius, tudo bem?

Eu diria que depende do seu objetivo e do que você pretende fazer com essas tecnologias. Tanto o desenvolvimento de aplicações Web com Java quanto o desenvolvimento de API REST com Spring Boot são áreas de grande relevância e cada uma tem suas particularidades e desafios.

Java Web é uma tecnologia mais antiga, mas ainda é muito utilizada em empresas que possuem sistemas legados. Se você pretende trabalhar em empresas que utilizam essa tecnologia, então vale a pena aprender Java Web. Porém, se seu objetivo é trabalhar com tecnologias mais modernas, como microserviços e Kafka, então pode ser mais interessante focar em aprender API REST.

De qualquer forma, é importante lembrar que aprender novas tecnologias sempre é uma vantagem e pode abrir portas para novas oportunidades. Então, se você tiver tempo e disposição, pode ser interessante aprender tanto Java Web quanto API REST.

Porém, minha recomendação pessoal é que você foque em Spring Boot 3 e já vá para Microserviços e Kafka. Para a parte de front-end você pode focar em aprender JavaScript, TypeScript com os frameworks React e Angular que é sucesso :)

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software