Onde posso encontrar algum material sobre o que os termos val_loss e val_accuracy estão medindo? Tenho um pouco de dificuldade em entender como validação é feita pelo Keras.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Onde posso encontrar algum material sobre o que os termos val_loss e val_accuracy estão medindo? Tenho um pouco de dificuldade em entender como validação é feita pelo Keras.
Olá, Robertoufs, tudo bem?
Em Deep Learning, durante o treinamento de um modelo, é comum dividir o conjunto de dados em dois: um conjunto de treinamento e um conjunto de validação. O conjunto de treinamento é usado para treinar o modelo, enquanto o conjunto de validação é usado para avaliar o desempenho do modelo durante o treinamento.
O termo "val_loss" refere-se à função de perda calculada para o conjunto de validação. A função de perda é uma medida de quão bem o modelo está fazendo previsões. Quanto menor o valor da perda, melhor o modelo é em fazer previsões.
Por outro lado, "val_accuracy" refere-se à precisão do modelo no conjunto de validação. A precisão é uma medida de quantas previsões o modelo acertou. Quanto maior a precisão, melhor o modelo é em fazer previsões corretas.
Para complementar o conteúdo, sugiro a leitura do artigo:
Ele está em inglês, mas você poderá utilizar a tradução automática do navegador.
Espero ter ajudado.
Caso surja alguma dúvida, é só compartilhar no fórum.
Abraços e até mais!
Olá Monalisa,
Muito obrigado pela resposta e pela sugestão de leitura, eleas ajudaram demais.
Abraço, Roberto