O desafio é fazer um loop de animação pra bolinha chegar no final e voltar. Criei uma variavel booleana que quando ativada, inicia outro bloco de interação, fazendo um loop.
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
var x = 1;
var retornar = false;
function atualizaTela() {
if(retornar==false) {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, 20, 10);
x++;
if(x==600)
retornar = true;
}
if(retornar==true) {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, 20, 10);
x--;
if(x==1)
retornar = false;
}
}
setInterval(atualizaTela, 02);
console.log(retornar)
</script>