Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Vagrant x Docker

Boa tarde,

Porque eu deveria utilizar vagrant ao invés de docker? O docker não torna mais rápido o processo de criação e destruição de ambientes? E docker não seria mais escalável? Qual seria a utilização de um e de outro?

2 respostas
solução!

Olá, João Carlos. Tudo bem?

Eu também já me fiz essa pergunta. Pelo que eu entendi desde que comecei a estudar, há necessidades que os dois podem suprir, mas cada um tem suas peculiaridades.

Se você quer a possibilidade de provisionar a maior quantidade de sistemas operacionais com uma única ferramenta, o Vagrant é a melhor solução. Ele tem suporte para virtualizar BSD e Windows, por exemplo, plataformas que o Docker não oferece.

Além disso, o Vagrant proporciona um maior nível de isolamento do ambiente, já que usa virtualização completa, mas o Docker só isola até certo nível. Então, a depender do seu modelo de ameaças, talvez o Docker não seja o ideal, já que ele depende mais da segurança do host.

Outro caso em que o Vagrant teria um melhor uso, seria para montar uma infraestrutura em nuvem como a AWS, Azure etc. Se você fosse criar um serviço desses, a virtualização proporciona mais possibilidades que Containers.

Mas, de fato, o Docker pode ser melhor para fazer deploy de aplicações de forma mais leve e escalável. É mais rápido de testar, de modificar e possui uma performance melhor também, já que tem um nível a menos de abstração por rodar "mais perto" do hardware.

Espero ter ajudado.

Ótima explicação, muito obrigado!