Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Vagrant usando muita Memória e CPU

Bom dia, Eu tenho 8GB de memória RAM neste computador aqui, inicialmente eu nem chego a usar 1 GB de memória. Quando eu uso o Vagrant, em qualquer de seus comandos, até para verificar a versão do Vagrant, ele usa muita memória em pouco tempo.

Usa quase 6 GB de memória RAM em menos de 30 segundos e depois decai para os 2 GB, mas nada impede de usar mais memória, chegou até ao máximo, ou seja, 8 GB, quando usei o Vagrant UP.

Pelo que eu observei pelo painel do CTRL+ALT+DEL, o responsável é o Interpretador do Ruby, consegue sobrecarregar a CPU e usa quase 6-8 GB de RAM. O computador fica super demorado e olha que é um Intel i7.

Existe alguma forma de resolver este problema? vale a resalva: qualquer um dos comandos vagrant resulta em congestionamento da memória.

2 respostas
solução!

Olá Victor, tudo bem? Bem é estranho esse comportamento, seria normal se isso acontecesse apenas na inicialização da máquina virtual, porém é difícil indicar o que pode ajudar, você precisar identificar se não existe alguma coisa atrapalhando ou retardando o trabalho de interpretação no Ruby, talvez algum outro programa interferindo, porém notei que minha máquina tem um comportamento um pouco semelhante, mas isso você pode determinar a quantidade de memória e de processadores que a máquina virtual pode utilizar, isso você pode indicar com o seguinte código:

config.vm.provider "virtualbox" do |v|
  v.memory = 2048
  v.cpus = 1
end

Acho que uma máquina Linux Ubuntu para usar apenas o terminal, sem interface gráfica deve rodar bem com 2 GB de RAM e um núcleo do processador, os servidores para executar aplicações simples e ou testes funcionam com essas configurações.

Eu criei outro usuário do windows e rodei o Vagrant, até então deu tudo certo.. apesar de estar meio lerdo aqui (uns 10s para qualquer CMD rodar do Vagrant.) o problema da memória foi solucionado.

Acredito que o Anti-Vírus seja o responsável., quando dei pela primeira vez o vagrant up, no meio do download ele moveu para a quarentena, deve ter corrumpido alguma coisa.