Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

vagrant up não sobe a máquina virtual

Ao tentar rodar o Vagrant por meio do vagrant up, o terminal retorna a seguinte mensagem:

Bringing machine 'wordpress' up with 'libvirt' provider...
Error while connecting to libvirt: Error making a connection to libvirt URI qemu:///system?no_verify=1&keyfile=/home/acrajag/.ssh/id_rsa:
Call to virConnectOpen failed: Failed to connect socket to '/var/run/libvirt/libvirt-sock': No such file or directory

O comando vagrant status informa o seguinte:

Current machine states:

wordpress                 not created (libvirt)

The Libvirt domain is not created. Run `vagrant up` to create it.

VIRTUAL BOX

Baixei a versão VirtualBox 6.1.18 for Linux, para Ubuntu 19.10 / 20.04. A instalação foi realizada por meio do duplo-clique no arquivo baixado.

VAGRANT

Baixei a versão 2.2.14_linux_amd64, mas não entendi como realizar a instalação por meio do arquivo baixado. Cliquei, mas não vi nada acontecer. Instalei por meio do comando sudo apt install vagrant. Ao conferir a versão instalada por meio do vagrant -v o resultado é Vagrant 2.2.6.

UBUNTU

Sou novo como usuário Ubuntu. tendo instalado a versão Ubuntu 20.04.1 exclusivamente para realizar a formação DevOps, a começar por este curso de Ansible, e os cursos de Linux - que ainda iniciarei. Não tenho conhecimentos apurados sobre o OS.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Até o momento tenho no meu diretório o ficheiro hosts, sem extensão, contendo

[wordpress]
172.17.177.40

e o Vagrantfile disponibilizado no curso. Além do diretório .vagrant criado automaticamente.

Necessito de ajuda para prosseguir com o curso, pois já estou há horas fazendo pesquisa no Google e nas outras dúvidas sem obter nenhum resultado que ajude.

Grato.

9 respostas

Olá, André. Tudo bem?

Primeiramente, já que você disse que não tem experiência com Linux, recomendo fortemente que você conclua primeiro os cursos de Linux aqui da plataforma:

Linux I: Conhecendo e utilizando o terminal

e

Linux II: : Programas, processos e pacotes

Além disso, como você sabe, o curso de Ansible usa o Vagrant e acredito que seria melhor pra você mesmo que fizesse o curso dele antes:

Vagrant: Gerenciando Máquinas Virtuais

O Ansible serve para automatizar o provisionamento de infraestrutura:criação de ambientes, instalação de software, execução de aplicações. Se você não tiver feito isso manualmente, não vai conseguir entender o porquê de usar uma ferramenta que automatiza esse processo.

Acredito que será melhor para seu aprendizado que você não pule etapas, pois ainda que consiga terminar o curso Ansible, uma hora ou outra a falta do conhecimento dos pré-requisitos vai te causar dúvidas e você não vai conseguir se aprofundar nos detalhes nem resolver os problemas quando eles aparecerem pra você. Falo por experiência própria.

Mas, como você disse que já instalou as dependências, pela mensagem de erro, parece que o Vagrant está tentando usar o libvirt, que é outro provedor de virtualização tipo o VirtualBox. Geralmente, ele tenta usar o virtualbox pro padrão, mas você pode forçar isso:

vagrant up --provider virtualbox

Você pode testar e dizer o resultado?

Ah, e obrigado por ter detalhado tudo o que você já tinha feito antes, isso ajuda a gente a te ajudar.

Espero ter ajudado.

Olá, Vitor. Obrigado pela resposta.

Os cursos de Linux já estão programados para serem feitos, mas preciso seguir esta formação DevOps com certa agilidade, por questões de trabalho, já que no final usa-se Docker e Gitlab CI. Por essa razão deixei o de Linux para iniciar após esta formação.

Já fiz o curso do Vagrant (primeiro desta formação DevOps) sem problemas, tendo feito com o Windows. Dei preferência em instalar o Ubunto porque nesse curso de Ansible pareceu-me ser mais produtivo para o aprendizado, já que não precisaria criar uma VM para rodar o Ansible.

xxxxx

Já busquei forçar o uso do Virtualbox com vagrant up --provider virtualbox, tendo resultado exatamente no que consta no link abaixo, o qual eu segui para tentar resolver (mesmo que seja outra versão). O que encontrei já para a versão 20.04 sugeriam a mesma solução.

https://askubuntu.com/questions/872818/vagrant-up-problem-with-virtualbox

Olá, Vitor.

Mudei a ordem do planejamento e primeiro fiz a formação em Linux. Estou com alguns problemas lá para terminar (um bobo foi até respondido por você e me resolveu, obrigado). Ainda assim ainda não consegui resolver o que temos aqui.

Apesar disso, suas dicas foram úteis, pois a falta de uso e de experiência tinha me feito esquecer bastante do Linux. Obrigado novamente.

Ainda assim, preciso de ajuda para o que enfrento aqui. Ainda não consegui resolver, infelizmente, e esta formação considero importante profissionalmente. Estou deixando mais um comentário para que a discussão não seja fechada.

Cumprimentos.

Oi, André.

Desculpe a demora.

Fico contente que tenha ajudado de alguma forma.

O Virtualbox depende de códigos que fazem comunicação com o kernel (o núcleo do sistema operacional) para conseguir virtualizar, são os headers de kernel. Talvez você não tenha instalado essa dependência.

Vamos listar os pacotes relacionados para ver o que está instalado aí. Você pode fornecer aqui a saída dos seguintes comandos?

1) Verificar a versão do kernel instalado
$ uname -r

2) Verificar quais pacotes estão instalados
$ sudo apt list --installed | grep virtualbox
$ sudo apt list --installed | grep vagrant
$ sudo apt list --installed | grep linux-headers

Sem problemas, Vitor.

1) Kernel:

5.8.0-41-generic

2) VIRTUALBOX

sudo apt list --installed | grep virtualbox

WARNING: apt does not have a stable CLI interface. Use with caution in scripts.

virtualbox-dkms/focal-updates,now 6.1.16-dfsg-6~ubuntu1.20.04.1 amd64 [installed]
virtualbox-qt/focal-updates,now 6.1.16-dfsg-6~ubuntu1.20.04.1 amd64 [installed,automatic]
virtualbox/focal-updates,now 6.1.16-dfsg-6~ubuntu1.20.04.1 amd64 [installed]

VAGRANT

sudo apt list --installed | grep vagrant

WARNING: apt does not have a stable CLI interface. Use with caution in scripts.

ruby-vagrant-cloud/focal,focal,now 2.0.3-1 all [installed,automatic]
vagrant-libvirt/focal,focal,now 0.0.45-2 all [installed,automatic]
vagrant/focal-updates,focal-updates,now 2.2.6+dfsg-2ubuntu3 all [installed]

LINUX-HEADERS

sudo apt list --installed | grep linux-headers

WARNING: apt does not have a stable CLI interface. Use with caution in scripts.

linux-headers-5.4.0-65-generic/focal-updates,focal-security,now 5.4.0-65.73 amd64 [installed,automatic]
linux-headers-5.4.0-65/focal-updates,focal-updates,focal-security,focal-security,now 5.4.0-65.73 all [installed,automatic]
linux-headers-5.8.0-40-generic/focal-updates,now 5.8.0-40.45~20.04.1 amd64 [installed]
linux-headers-5.8.0-41-generic/focal-updates,focal-security,now 5.8.0-41.46~20.04.1 amd64 [installed,automatic]
linux-headers-generic-hwe-18.04-edge/focal-updates,focal-security,now 5.4.0.65.68 amd64 [installed]
linux-headers-generic-hwe-18.04/focal-updates,focal-security,now 5.4.0.65.68 amd64 [installed]
linux-headers-generic-hwe-20.04-edge/focal-updates,focal-security,now 5.8.0.41.46~20.04.27 amd64 [installed]
linux-headers-generic-hwe-20.04/focal-updates,focal-security,now 5.8.0.41.46~20.04.27 amd64 [installed]
linux-headers-generic/focal-updates,focal-security,now 5.4.0.65.68 amd64 [installed]

Olá, André.

Me parece que tudo está instalado como deveria.

Você pode tentar abrir uma máquina virtual pela interface gráfica do Virtualbox e ver qual o resultado? Se está dando erro com o Vagrant, deve dar erro também por lá, mas poderemos ter certeza e alguma mensagem de erro mais útil pode aparecer. Se aparecer, você seleciona a opção de ver mais detalhes e manda aqui a mensagem?

Vitor, nesse meio tempo tentei pôr em prática mais um pouco do que foi aprendido nas aulas de Linux e desinstalei tudo, com direito a --purge e autoremove; após, reinstalei tudo - o Virtualbox instalei com o dpkg (como a ajuda do terminal orientou) e pude entender o que foi dito sobre dependências não encontradas -> resolvi com o sudo apt install -f.

Enquanto instalava as dependências me apareceu a seguinte mensagem, que segui e resolvi a questão (preferi colocar a senha em vez de desligar essa segurança).

Your system has UEFI Secure Boot enabled.                                                                          │
  │                                                                                                                    │
  │ UEFI Secure Boot requires additional configuration to work with third-party drivers.                               │
  │                                                                                                                    │
  │ The system will assist you in configuring UEFI Secure Boot. To permit the use of third-party drivers, a new        │
  │ Machine-Owner Key (MOK) has been generated. This key now needs to be enrolled in your system's firmware.           │
  │                                                                                                                    │
  │ To ensure that this change is being made by you as an authorized user, and not by an attacker, you must choose a   │
  │ password now and then confirm the change after reboot using the same password, in both the "Enroll MOK" and        │
  │ "Change Secure Boot state" menus that will be presented to you when this system reboots.                           │
  │                                                                                                                    │
  │ If you proceed but do not confirm the password upon reboot, Ubuntu will still be able to boot on your system but   │
  │ any hardware that requires third-party drivers to work correctly may not be usable.       

Agora conecta!!!!! Muito obrigado!

Tenho uma dúvida a mais, mas não sei se não seria melhor iniciar outra discussão, porque mesmo sendo sobre essa aula é outro assunto:

Ao utilizar o vagrant ssh apareceu-me uma mensagem sobre o sha256 e me foi perguntado se eu queria continuar a conexão, para marcar (yes/no/[fingerprint]). Na afobação selecionei 'yes' e deu certo, conectou. Acontece que ao rodar o comando dado em aula, em vez de aparecer SUCCESS aparece changed.

ansible wordpress -u vagrant --private-key .vagrant/machines/wordpress/virtualbox/private_key -i hosts -m shell -a "echo Hello, World!"
172.17.177.40 | CHANGED | rc=0 >>
Hello, World!

Deveria ser isto ou reconhece alguma besteira que fiz pelo resultado? Se preferir, posso abrir outra discussão em razão da mudança de assunto.

solução!

André, a depender do que você me respondesse depois da minha última postagem, desinstalar com o purge e reinstalar seria minha próxima sugestão haha.

Mas achei estranho essa saída que você mandou sobre o UEFI e Secure Boot, nunca aconteceu comigo em todos esses anos que eu uso o virtualbox. Mas que bom que deu certo.

Quanto ao SSH, você teria que dar um yes mesmo. Já quanto ao Ansible e o CHANGEDao invés do SUCCESS, não tem nada de errado. O status para quando algo de errado acontece é o FAILED. De certa forma, quando você realiza uma ação e ela deu certo, alguma alteração foi feita, então o CHANGED é válido.

Vitor, novamente muito obrigado pela contribuição e esclarecimentos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software