Ao tentar rodar o Vagrant por meio do vagrant up, o terminal retorna a seguinte mensagem:
Bringing machine 'wordpress' up with 'libvirt' provider...
Error while connecting to libvirt: Error making a connection to libvirt URI qemu:///system?no_verify=1&keyfile=/home/acrajag/.ssh/id_rsa:
Call to virConnectOpen failed: Failed to connect socket to '/var/run/libvirt/libvirt-sock': No such file or directory
O comando vagrant status informa o seguinte:
Current machine states:
wordpress not created (libvirt)
The Libvirt domain is not created. Run `vagrant up` to create it.
VIRTUAL BOX
Baixei a versão VirtualBox 6.1.18 for Linux, para Ubuntu 19.10 / 20.04. A instalação foi realizada por meio do duplo-clique no arquivo baixado.
VAGRANT
Baixei a versão 2.2.14_linux_amd64, mas não entendi como realizar a instalação por meio do arquivo baixado. Cliquei, mas não vi nada acontecer. Instalei por meio do comando sudo apt install vagrant
. Ao conferir a versão instalada por meio do vagrant -v o resultado é Vagrant 2.2.6
.
UBUNTU
Sou novo como usuário Ubuntu. tendo instalado a versão Ubuntu 20.04.1 exclusivamente para realizar a formação DevOps, a começar por este curso de Ansible, e os cursos de Linux - que ainda iniciarei. Não tenho conhecimentos apurados sobre o OS.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Até o momento tenho no meu diretório o ficheiro hosts, sem extensão, contendo
[wordpress]
172.17.177.40
e o Vagrantfile disponibilizado no curso. Além do diretório .vagrant
criado automaticamente.
Necessito de ajuda para prosseguir com o curso, pois já estou há horas fazendo pesquisa no Google e nas outras dúvidas sem obter nenhum resultado que ajude.
Grato.