Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Vagrant também serve para máquinas de escritório?

Boa tarde, sou chefe na área de TI em uma empresa de manutenção e logística com cerca de 70 computadores. Na área de TI somos em apenas 2, e temos um problema muito grande de ter que dar manutenção individual para cada usuário/SO. Como a infraestrutura de TI na empresa é bastante recente, temos muitos SO para dar suporte, por exemplo, 3 versões de Linux e 2 versões de Windows. Minha intenção é tornar todos os PC em um único sistema Ubuntu padronizado para todos os usuários. Porém os usuários necessitam apenas de softwares de escritório, algumas aplicações internas e Web, e não são desenvolvedores.

Pensei em usar o vagrant somado ao puppet para distribuir essa versão do SO, minha dúvida é, esta é a aplicação ideal para fazer o deploy de um sistema que não seja para desenvolvedores e sim para usuários comuns?

6 respostas

Oi Artur? Tudo bem? Você diz, usar o vagrant como ferramenta para gerenciamento de estações de trabalho? Se for isso, acho incomum o uso, visto que você tem ferramentas melhores para isso.

Você pensa em um vagrant para configurar todas as maquinas da empresa com o mesmo SO, mesmas configurações, restrições de acesso e versão de programas e sistema operacional?

Isso.

Minha ideia é montar um SO e configurar todas as máquinas conforme você deu exemplo. Mesmas configurações, restrições e etc...

Quais seriam as ferramentas mais indicadas para fazer isso?

Oi Artur, desculpa a demora, mas continuando... Não vejo o vagrant como ferramenta pra esse tipo de operação. Essas atividades eu vi quando estudei Gerencia de Redes na faculdade. Com Gerência de redes é possível fazer praticamente tudo isso que comentei. Porém, não é uma coisa que inicialmente seja tranquilo de fazer.

Entre as ferramentas, eu lembro do Nagios, que era utilizada para monitoramento da rede e das maquinas e do Webmin, que era uma interface web que permitia realizar configurações remotamente. Infelizmente eu não estudei muito essa parte e não consigo te ajudar muito bem com isso. Mas é basicamente isso.

Entendi. Pesquisei sobre o Nagios e não é bem isso que eu tinha em mente. Seria algo mais simples mesmo.

Talvez somente o uso do puppet já seja suficiente. Fazer a formatação de uma máquina física, instalar uma imagem padrão e, com o uso de um servidor puppet e shell script, instalar e configurar as necessidades.

Eu imaginei que talvez o Vagrant abriria a porta para montar imagens padrão em VMs e facilitar o trabalho, por exemplo, imagem padrão chefia, imagem padrão recursos humanos, imagem padrão TI, e assim tornar o deploy muito mais dinâmico.

Muito obrigado mesmo assim.

solução!

Oi Arthur, existe uma ferramenta que clona o status atual de uma máquina e salva em um ISO pra instalação em outro computador. Basicamente você vai precisar configurar uma maquina manualmente, depois, você clona essa máquina em um ISO e usa esse ISO nas outras maquinas. Se não me engano existe um software chamado Ghost que faz isso, e até onde vi, há também o clonezilla.

Entendi. Acho que esses dois eram mais o que eu estava procurando mesmo.

Muito obrigado, Wanderson.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software