1
resposta

UX Writing em blogs

Queria dicas de UX Writing para blogs. Por exemplo, como selecionar o melhor local para inserir um banner ou CTA. Que tipo de melhores práticas poderiam ser aplicadas neste contexto?

1 resposta

Olá Evelim, tudo certinho?

Vou dividir o contexto da sua postagem em duas partes. A primeira sobre a questão do banner e a segunda sobre UX Writing para blogs.

Como você perguntou sobre a questão do local, isso seria voltado para o estudo mais de interface e usabilidade do que writing. Pois é importante que o banner não tenha um impacto negativo para o leitor do blog, que o conteúdo seja relacionado ao site para que o visitante ignore completamente o marketing, etc. Inclusive temos uma postagem no blog da Alura sobre erros de design e estrutura cometidos em blogs. A relação do writing com o banner seria, por exemplo, essa comunicação de conteúdo com o seu conteúdo. Realizando uma boa experiência para o leitor.

Agora, sobre a questão do UX writing para blogs existe uma grande relação entre os dois. Principalmente pensando que o blog é basicamente sobre conteúdo. Pode ser o título bem colocado, pode ser a chamada para outros conteúdos do blog. Tem um post interessante sobre UX writing da UX Collective que achei interessante também e coloco aqui como referência. Ele é mais geral sobre a área e não apenas voltado para blogs, mas é interessante para entender como a escrita pode se encaixar na experiência do usuário.

Existem dois cursos na Alura sobre blogs que podem te ajudar, dependendo do seu objetivo Blog do seu Negócio parte 1: Estratégias de geração de lead e entrega de valor e Blog do seu Negócio parte 2: Métricas de Growth Marketing.

Espero ter te ajudado a esclarecer a questão!

Abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software