1
resposta

UX presente, passado e futuro.

Olá! Pergunta "boba", mas infelizmente ainda não consegui compreender o papel do trio (passado, presente, e futuro). Poderiam me explicar?

1 resposta

Olá Mário, vou te falar como eu entendi a explicação para contribuir.

Geralmente quando se fala em experiência do usuário focamos no momento em que ele vai usar nossa aplicação (presente), mas se pensar em outros momentos da jornada, como por exemplo o que o usuário pensa antes de usar a aplicativo (passado) e que vai acontecer depois que ele usar (futuro), pode tornar a experiência muito mais satisfatória.

Vamos pensar no ifood por exemplo

Presente: a gente vai no aplicativo para fazer um pedido

Passado: Mas o que eu estava fazendo antes de acessar o aplicativo? Eu vi algo sobre o ifood na mídia? Já tive boas experiências com serviços parecidos? Alguém me indicou o ifood e falou que o serviço é bom? A experiência do usuário pode ser pensada também nessa fase para atrair pessoas e certificar que seria uma boa experiência.

Futuro: Nessa parte já seria a relação que temos depois de sermos clientes e já ter usado o produto, por exemplo: Eu fui bem atendido quando precisei? Teve rapidez? Eu me senti lesado mas eles me restituíram? Fui fácil comunicar que tinha algo errado? Nessa etapa a experiência do usuário pode trazer muitos benefícios para amenizar danos e manter a fidelidade do cliente.

Usando o passado, presente e futuro você pensa em toda jornada do usuário e cria serviços e produtos mais eficazes.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software