Olá, Andre! Tudo bem? =D
Fico muito contente que esteja gostando das aulas e se interessando pela área de UX Design.
Sua pergunta é muito pertinente. A experiência da pessoa usuária é realmente afetada por publicidades constantes e intrusivas em aplicativos. Essa é uma questão complexa que envolve o modelo de negócios dos aplicativos e a necessidade de monetização, mas também a experiência de usuários e usuárias.
No campo do UX Design, profissionais estão sempre buscando maneiras de melhorar a experiência da pessoa usuária, mesmo em contextos onde a publicidade é necessária. Uma solução pode ser a criação de publicidades menos intrusivas, que não interrompam a experiência de usuários e usuárias de forma tão brusca. Por exemplo, em vez de abrir uma janela nova com um vídeo, a publicidade poderia ser incorporada de forma mais sutil no design do aplicativo.
Outra solução pode ser oferecer a usuários e usuárias a opção de pagar por uma versão premium do aplicativo, que não inclua publicidade. Isso dá às pessoas usuárias a escolha de ter uma experiência sem publicidade, se estiver disposta a pagar por isso.
No entanto, é importante lembrar que a experiência da pessoa usuária não é apenas sobre a ausência de publicidade. Trata-se de criar um produto que atenda às necessidades e expectativas da pessoa usuária, que seja fácil de usar e que faça usuários e usuárias se sentirem bem.
Portanto, mesmo que um aplicativo tenha publicidade, ainda pode oferecer uma boa experiência a usuários e usuárias se for bem projetado em outros aspectos.
Espero ter ajudado e qualquer pergunta ou outra coisa estou aqui, ok?
Abraços e até mais!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!