5
respostas

UX

Olá a todos, sou designer trabalho com internet e desejo otimizar os meus projetos para atender de forma satisfatória as expectativas de uso de sistemas em todos os seus aspectos. Sou Paulo N Leão. Alguma dica?

5 respostas

Ola Paulo!

Quando voce fala "em todos os aspectos" fica meio vago.

Para otimizar, precisar ter foco total e realmente ter algo que necessite ser otimizado.

Talvez começar com MVP e quando vc conseguir essa visão de mínimo, acredito que vc terá essa visao do que precisa ser otimizado.

Muitas vezes pensamos que precisamos otimizar e com pensamento em linguagem ou um algoritmo, mas talvez, tenha que mexer no processo.

Poderia falar mais sobre sua situação ?

Abraço, espero ter ajudado !

Olá Cristiano.

"[Informática] Aperfeiçoar um programa para que o mesmo seja melhor utilizado ou funcione mais rapidamente." Este é o significado de otimizar para informática. Bem quando falo em otimizar os sistemas penso em todos os aspectos do funcionamento front-end e back-end. Penso que para um funcionamento desejado as duas partes tem que estar em consonância. Lógico que trataremos da otimização do sistema em partes e com foco. Temos que buscar o melhor resultado de todos os aspectos da UX. E pra mim o resultado positivo disso é otimização.

Ola Paulo!

Legal a definição !

Mas quando você fala em otimização, você precisa conhecer muito bem seu sistema, processo e/ou ter recebido feedback dos usuários ou ter tido alguma ideias.

Se for otimização tecnológica para melhorar o tempo de resposta de cada ação, precisa de um conhecimento legal técnico ou ter um time que tenha um profissional capacitado para saber por exemplo quando e como é interessante implementar cache e qual nível deve ser configurado.

Acredito que seria legal criar uma lista de pontos que você acredita que poderia ser melhorado e debater com outras pessoas do seu time e apartir disso começar a realizar os ajustes.

Cristiano.

Você tocou num ponto chave que é o TIME. Quando eu consigo levar e esclarecer melhor a parte de design levando em consideração os aspectos levantados aqui no curso de UX, vou poder contribuir melhor no desenvolvimento dos sistemas pelo nosso setor. Creio que se todos do time tivessem o mínimo de entendimento do que é e como é importante a UX no desenvolvimento de sistemas e produtos, iríamos desenvolver sistemas que realmente pensam no usuário final. Pois é dificil e cansativo fazer com que o programador entenda que o sistema por ele desenvolvido não é pra ele. Parabéns pelo curso. Abriu muito a minha mente em relação ao usuário.

Olha que legal Paulo !

Você tem a chance de ser o pioneiro na sua empresa, é uma tarefa bem dificil mas ao mesmo tempo muito interessante, um verdadeiro desafio.

Também achei os cursos de UX os dois, muito TOP.

O conteúdo é muito bom, o Instrutor Natan é muito bom....

Abraço !

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software