Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Utilizar usuários distintos no computador para commits em diferentes repositórios

Estava vendo que uma dúvida parecida foi resolvida no tópico abaixo:

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-utilizar-usuarios-distintos-no-mesmo-computador-local-para-colaborar-no-git-26002

Mas o meu contexto é diferente. Uso o notebook do trabalho, que podemos usar para estudos e desenvolvimento na área.

No meu caso preciso poder fazer commits usando minha conta pessoal no GitHub quando forem de repositórios que uso em meu tempo de estudos livres/folga. Eu até fiz alguns, mas eles caem no meu repositório com credenciais ligadas ao meu e-mail profissional (tirando os primeiros commits de quando associei ao repositório remoto) e assim não registro as contribuições no meu usuário pessoal.

Gostaria de fazer algo parecido com o que foi explicado no tópico acima, mas SEM AFETAR minhas configurações pessoais, afinal nunca nem precisei fazê-las e não tenho nenhuma senha ou acesso ao usuário profissional caso eu perca elas.

2 respostas
solução!

Oi Filipe, tudo bem contigo?

Entendo que você deseja poder fazer commits usando sua conta pessoal no GitHub em seu notebook de trabalho, sem afetar suas configurações pessoais e sem correr o risco de perder suas credenciais profissionais. Para isso, você pode configurar uma identidade de usuário específica para os repositórios de estudo em seu tempo livre/folga. Aqui estão os passos que você pode seguir:

1. Abra o terminal ou prompt de comando no seu notebook de trabalho.

2. Navegue até a pasta do repositório que você deseja configurar com sua identidade pessoal. Você pode usar o comando cd para navegar pelos diretórios.

3. Verifique a configuração atual do Git para o repositório usando o seguinte comando:

git config --local --list
  4. Se você já tiver configurado suas credenciais profissionais globalmente, precisará remover essas configurações locais para este repositório específico. Para fazer isso, execute os seguintes comandos, substituindo user.name e user.email com suas informações pessoais:

git config --local --unset-all user.name
    git config --local --unset-all user.email
  5. Agora, defina suas informações pessoais para este repositório específico:

git config --local user.name "Seu Nome"
    git config --local user.email "seu-email@exemplo.com"

Certifique-se de usar o nome e o e-mail associados à sua conta pessoal do GitHub.

6. Verifique novamente a configuração para garantir que suas informações pessoais tenham sido definidas corretamente:

git config --local --list
  7. Agora você pode fazer commits neste repositório específico usando sua identidade pessoal. Os commits serão registrados em sua conta pessoal do GitHub.

Essas configurações serão específicas para o repositório em questão e não afetarão suas configurações globais ou outras configurações pessoais. Certifique-se de repetir esses passos para cada repositório em que deseja usar sua identidade pessoal.

Lembrando que é importante ter cuidado ao manipular configurações do Git, especialmente em um ambiente de trabalho. Certifique-se de compreender bem o processo e as implicações antes de fazer qualquer alteração.

Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar. Boa sorte com seus estudos e desenvolvimento!

Em suma seria isso, abraços e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor marque ele como solução! ✓

Perfeito, ajudou demais Renan!!!