Oi, Jonathan, tudo certo?
Desculpe a demora em te responder.
Essa é uma questão bem interessante. Ainda que os filtros possam ser, em muitos casos, mais simples, os parâmetros se destacam em vários pontos — contudo, Jonathan, vale enfatizar que isso depende muito das nossas próprias necessidades!
Com parâmetros, por exemplo, podemos trabalhar com dashboards mais flexíveis, permitindo que o próprio usuário, ao observar os dados, tenha a oportunidade de adaptar o painel, indo em busca justamente das informações que lhe são pertinentes.
Além disso, os parâmetros podem ser utilizados na criação de campos calculados, permitindo a definição de medidas dinâmicas!
Tendo como exemplo a utilização de mapas, essa abordagem permite que você selecione uma estação de origem e veja todas as rotas que partiram dessa estação. Isso também seria possível com filtros, no entanto, seria algo mais interno do nosso relatório.
O Tableau é uma ferramenta que preza bastante pela otimização, portanto, utilizar parâmetros ou variáveis como filtro são detalhes que não afetam de forma drástica o processamento das nossas atividades.
Jonathan, espero tenha ficado mais claro alguns pontos positivos em se utilizar parâmetros com a explicação! Qualquer dúvida, conte comigo.
Um grande abraço.
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!