Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Utilizar o console.log

Bem, fazendo meu código me surgiu umas duvidas relacionadas ao uso do console.log e, substituição do break pelo mais tradicional, tentativa = 3. Eu tentei utilizar o console.log para saber o numero sortido, porém, nos locais pelo qual coloquei ele, ele não entra em ação, assim tendo que ficar tentando até acertar na sorte mesmo o numero, estou nessa duvida. Também em relação ao uso do tentativa = 3, a gente pode usar o break para substituir essa função, até ai blz, mas quis usar o tentativa = 3 para saber se fica tudo ok, porém, com ele o jogo de adivinhação continua mesmo que eu acerte na segunda tentativa, coisa que com o break não ocorre.

meu codigo foi o seguinte:

<meta charset="UTF-8">

<script>

function pulaLinha() {

document.write("<br><br>");

}

function mostra(frase) {

document.write(frase);
        pulaLinha();
    }

function sorteio (n) {

return Math.round(Math.random() * n);
    }

var tentativa = 1

while(tentativa <= 3){

var fala = parseInt(prompt("Qual numero você pensou?"));
        var numeroPensado = sorteio (10);

if(fala == numeroPensado) {

mostra("Boa! você pensou no mesmo numero que eu!");
            break;  
        }

else {

mostra("o numero seu é: " + fala + ", mas pensei no: " + numeroPensado);
        } 

tentativa++

}

</script>
2 respostas
solução!

Olá Patryck,

A sua condição para que o código seja repetido é que a tentativa seja menor ou igual a 3, por isso que ao colocar o tentativa = 3 para substituir o break, mesmo após acertar na segunda tentativa o jogo ainda irá continuar, pois a condição ainda é válida. Você pode utilizar o tentativa = 4 e assim, a condição será inválida e o jogo não continuará.

Sobre o uso do console.log para descobrir qual foi o número sorteado, note que a chamada da função para sortear o número é realizada depois que o usuário insere o número, para que você possa descobrir o número antes que o usuário digite, você pode alterar o seu código para que fique nesta ordem:

var numeroPensado = sorteio (10);
console.log(numeroPensado);
var fala = parseInt(prompt("Qual numero você pensou?"));

Fique a vontade para perguntar caso tenha ficado alguma dúvida!

Olá, Jemima, tudo bom?

AA, faz total sentido agora que paro para pensar, são até soluções simples. Muito obrigado por esclarecer minha duvida!