2
respostas

Utilizar Entity FrameWork com web api publicado na Azure

Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Estou construindo um projeto para faculdade no qual preciso publicar uma aplicação na azure que utilize o que está escrito no título do tópico, para isso estou na dúvida mesmo do banco de dados... No caso eu queria saber qual tipo de data base eu uso para utilizar na azure.

Até o momento eu pensei em criar um class Library que contém o DAO com entity e o Data Source. Isso funcionaria?

Poderia por favor me ajudar nessa situação? Obrigado.

2 respostas

Olá, Diego!

Uma class library com o acesso a dados separado do seu website não só é possível, como também recomendável. Assim, você pode deixar seu website acessando sua web API e livre de qualquer referência a acesso a dados. Por falar nisso, como está seu projeto do Azure? Se você já tem uma conta no Azure, basta você criar um novo projeto web, que na dialog aparece a opção "Host in the cloud", permitindo que você coloque o seu projeto na nuvem desde o início. Esse é o caminho mais fácil. Se não tiver uma conta no Azure, crie uma conta gratuita (e fique atento ao prazo de utilização do acesso gratuito). Se você escolher hospedar sua aplicação web na nuvem, o Visual Studio vai perguntar qual seu servidor de banco de dados, e permitir que você o crie se não existir. Aí você informa seu usuário e senha previamente cadastrados no Azure, e a partir daí começa a usar a conexão com o banco de dados na nuvem, desde o começo do seu projeto. Para mais informações sobre configurar bancos de dados no Azure, veja a documentação da Microsoft: https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/sql-database/sql-database-get-started

Boa sorte!

Olá Marcelo, muito obrigado pelo retorno.

Bem, eu estou tentando colocar na azure com a conta gratuita que criei, porém sem sucesso, estou obtendo erros de publish na hora da criação do projeto. Parece que a versão suportada pela azure não é compatível com a que eu estou publicando(que no caso é mais atual que a azure).

Eu tentei somente criar e publicar automaticamente um projeto do tipo Web Api.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software