2
respostas

Utilizando Shrink Database no SQL Management Studio

Olá, estou só no início do curso sobre o SQL Server, mas no meu serviço me deparei com uma questão que me deixou curioso: A utilização do Shrink Database para diminuição do tamanho do banco de dados. Quando aplico este recurso no banco, o tamanho do meu arquivo físico em disco realmente diminui, porém no dia seguinte quando volto a conferir, o tamanho do mesmo voltou a crescer como antes. O que pode estar ocorrendo com meu banco? Como posso reduzir definitivamente o tamanho dele?

2 respostas

Olá Claudemir, tudo bem? O Shrink irá liberar o espaço que não está sendo utilizado em seu registro de logs e dados. Mas de acordo com a utilização do BD irá crescer novamente. Tente implementar uma rotina de backup de logs dessa forma você tem uma ação em conjunto. E também atualizar as estatísticas dos índices pois com o shrink irá desfragmentar seu disco.

Espero ter ajudado, abraço

Oi Lucas, obrigado pelo retorno. Então, considerando por exemplo que removi grande quantidade de dados de minhas tabelas e quero realmente que o tamanho de meu arquivo físico também seja reduzido. Utilizei o Shrink com essa intensão, e o que ocorreu como você disse é que o BD cresceu novamente, retornando ao tamanho original (antes do Shrink). Então qual seria a maneira correta de fazer essa ação?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software