1
resposta

Utilizando o locate

Estou no ubuntu 20.04 e notei que eu consigo utilizar normalmente o locate teste. Ele consegue retornar os arquivos teste em diversos diretórios. Diferente do exemplo apontando no vídeo onde eu necessito colocar o *teste. Houve alguma atualização ou eu deixei passar algo?

1 resposta

Fala Felipe, beleza?

Então, se você inserir o comando desta forma: $ locate teste, ele vai retornar sim os arquivos em todos os diretórios. Isso não vai acontecer se você inserir um asterisco no final, como por exemplo locate teste*.

Em suma, funciona assim:

# aqui o locate busca todos os arquivos que contenham "teste" no nome.
$ locate teste

# aqui o locate busca arquivos que comecem com a palavra teste no direitório atual.
# aqui cabe uma observação, como você não separou o argumento com aspas, o bash interpreta primeiro o "*".
$ locate teste*

# aqui ele vai buscar arquivos que comecem com teste no sistema inteiro.
# note que seu arquivo não começa com "teste" e sim com algo parecido com isso "/home/Felipe/teste",
# logo, seu arquivo não será encontrado.
$locate "teste*"

# aqui o locate vai procurar todos os arquivos que tenham teste no meio, semelhante ao seu exemplo.
$locate "*teste*"

Se você notar, no último exemplo, mencionei que 'locate teste' é semelhante ao 'locate "teste"', então por que executar o segundo exemplo? Ele existe caso você queira especificar a sua busca, assim como fazemos no comando ls.

Um abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software