1
resposta

utilizando o git no dia-a-dia

Olá Fórum!

Estou iniciando a usar o git, querendo organizar melhor meu dia-a-dia, dando um contexto rápido, eu trabalho sozinho em um sistema ERP, minha vontade com o git é conseguir fazer alterações grandes enquanto mantenho uma cópia do meu código intacta, para alterações pequenas que possam ser colocados em produção rapidamente.

Nesse caso minha ideia de uso para o git seria: Ter uma pasta que seria minha pasta Master, onde ficaria o código testado e rodando em produção, da onde eu geraria o executável do meu sistema (uso Delphi); Em paralelo ter pastas que representariam as branches, onde eu faria os ajustes mais longos como alteração na tela de Notas Fiscais, de dias ou semanas de trabalho, sem quebrar minha branch Master; Após a finalização de uma tarefa mais longa, faria o Merge da minha branch Master com a secundária de Notas Fiscais;

Essa é minha estratégia, gostaria de saber a opinião de vocês sobre e também tirar uma dúvida, não cheguei nesse ponto ainda nos cursos mas, no caso de eu ter alterações feitas diretamente na branch Master, ao fazer o merge com a branch de Notas Fiscais, eu vou conseguir apontar as modificações que pretendo manter vinda de cada branch?

E outra coisa, vocês indicam o uso de algum programa para controlar as branchs e merges e tudo o mais? Eu fico imaginando que controlar tudo pelo CMD vai acabar causando confusões sendo que quero manter numa mesma máquina 2 ou 3 branches em paralelo.

1 resposta

Olá, Pedro. Primeiramente, não entendi bem o que você quis dizer com

Ter uma pasta que seria minha pasta Master [...] Em paralelo ter pastas que representariam as branches

Isso seriam literalmente pastas diferentes com o mesmo projeto? Por que não só usar branches?

E outra coisa, vocês indicam o uso de algum programa para controlar as branchs e merges e tudo o mais?

No segundo curso a gente fala sobre gestão de conflitos e sobre programas visuais para gerenciar o versionamento. Mas além do que é citado, toda IDE possui integração com Git também, então você pode ver se a integração da sua IDE é satisfatória. :-D

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software