1
resposta

Utilizando nslookup no google: servidor UNKNOWN

Outra questão: pq temos dois "adresses", um do servidor outro do www.google.com?

C:\Users\marce>nslookup www.google.com
Servidor:  UnKnown
Address:  2804:14c:6510:672:189:6:0:171

Não é resposta autoritativa:
Nome:    www.google.com
Addresses:  2800:3f0:4004:809::2004
          172.217.162.164
1 resposta

O primeiro address é relacionado ao DNS de servidor da sua prestadora de internet, que ele não reconheceu (provavelmente porque não utiliza um DNS privado ou o mesmo foi criptografado) e o ip é o endereço IPv6 desse servidor ao qual você está conectado. Só tem um IP porque provavelmente utiliza apenas o DNS primário publicamente.

Vou deixar um exemplo do mesmo lookup feito aqui do Correios onde trabalho:

> google.com
Servidor:  dns-spm.correiosnet.int
Address:  10.193.112.40

DNS request timed out.
    timeout was 2 seconds.
Não é resposta de autorização:
Nome:    google.com
Addresses:  2800:3f0:4001:810::200e
          172.217.28.14

Meu servidor de DNS é do correiosnet.int, e o DNS primário é esse IPv4 aí, que também só utiliza um público e outro privado. O segundo é o do Google, que utiliza um IPv6 como DNS primário e um IPv4 como DNS secundário, fazendo redundância.

Ou seja, se eu buscar por "correiosnet.int" na rede, ele vai traduzir o a minha busca para o endereço IPv4 correspondente, que é o endereço de IP do servidor que hospeda o nome "correiosnet.int". O mesmo acontece para o Google, se eu buscar por "google.com" ele vai traduzir este nome para o endereço IPv6 que é o endereço de IP do primeiro servidor que hospeada o google.com e, caso não encontre (caiu, desconectou, desligou, demorou a responder) ele vai passar essa pesquisa para o segundo servidor, cujo endereço é esse IPv4 logo abaixo.

Espero ter ajudado. E peço que me corrijam se eu estiver errado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software