2
respostas

Utilizando MapStruct

Professor boa tarde, estou utilizando o MapStruct para facilitar as conversões dos DTOs porem fiquei com uma duvida no processo de fixar o valor do atributo ativo como true para os novos médicos cadastrados.

No meu caso apliquei a seguinte solução: Codigo da classe Medico

Inicialmente não vi nenhum problema, porem não sei o impacto de fixar true para o campo ativo. Daria para chamar o setter no controller e fixar o true todas as vezes que fosse cadastrado um novo medico, porem não sei se isso é uma boa pratica.

Existe alguma outra solução? Qual a melhor camada para efetuar esse tipo de tratativa?

2 respostas

Olá Iago, tudo bem?

Em relação à sua dúvida, fixar o valor do atributo "ativo" como true para os novos médicos cadastrados pode ser uma solução viável, mas é importante avaliar se essa é a melhor abordagem para o seu caso específico.

Se você optar por essa solução, é possível chamar o setter no controller e fixar o valor do atributo "ativo" como true todas as vezes que um novo médico for cadastrado. No entanto, vale lembrar que essa não é uma prática muito recomendada, pois pode gerar problemas de manutenção no futuro.

Uma alternativa seria definir um valor padrão para o atributo "ativo" na classe de domínio "Medico". Dessa forma, sempre que um novo objeto "Medico" for criado, o valor padrão será automaticamente atribuído ao atributo "ativo".

Quanto à camada em que essa tratativa deve ser realizada, a sugestão é que seja feita na camada de domínio, pois é responsabilidade dessa camada definir as regras de negócio e o comportamento dos objetos de domínio.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Muito obrigado Matheus!